Tranquilidade, organização e segurança marcaram a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de São Luís, nesta segunda-feira (16). O prefeito Eduardo Braide acompanhou a volta da rotina escolar nas unidades de Educação Básica (UEBs.) Mary Serrão Ewerton (Zona Rural) e Professor Rubem Teixeira Goulart (Cohab). Nesta primeira etapa, mais de 3.500 alunos estão retomando o ensino presencial e híbrido em um grupo de 13 escolas, que foram totalmente requalificadas por meio do projeto Escola Nova, e adaptadas, atendendo a todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19.

Foto Divulgação

Estamos retomando hoje as aulas presenciais nas nossas escolas. Esta retomada acontece após um criterioso planejamento que incluiu a reforma da estrutura física das nossas unidades de ensino, incluindo a instalação de estações de lavagem das mãos, dispensers de álcool em gel e sinalização com as recomendações sanitárias. Também fizemos a formação dos professores e atividades de acolhimento para estudantes e seus familiares para garantir que esta volta a sala de aula, após um longo período de ensino remoto, aconteça de forma tranquila e segura”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Na Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Mary Serrão Ewerton, no bairro Pedrinhas I (BR-135, KM 4), na zona rural de São Luís, unidade de educação infantil (3 aos 5 anos) conta com 122 alunos matriculados nos dois turnos de ensino, o prefeito participou das atividades de acolhimento de início das aulas, onde os todos os alunos receberam máscaras.

Já na U.E.B. Rubem Teixeira Goulart, na Cohab, que também recebeu a visita do prefeito Eduardo Braide, os 750 alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental foram divididos em dois grupos que se revezarão entre as aulas presenciais e on-line a cada semana. Durante as aulas, os horários do lanche e intervalo foram organizados para que apenas duas turmas por vez fiquem fora da sala de aula, evitando aglomerações.

O secretário Municipal de Educação, Marco Moura, acompanhou o prefeito Eduardo Braide durante a visita às duas escolas. “Está tudo transcorrendo dentro da maior tranquilidade e organização, como planejado e orientado pelo prefeito Eduardo Braide. As crianças estão felizes, os pais, professores e colaboradores estão preparados para vivermos esse novo momento”, afirmou.

O titular da Semed também informou que a diretriz da secretaria é o ensino híbrido. No entanto, cada unidade de ensino tem autonomia para decidir como retomar as aulas, levando em consideração o quantitativo de alunos matriculados e sua estrutura física.

Mais escolas

Foto Divulgação

Na U.E.B. Mary Serrão as aulas retomaram totalmente presenciais por causa do pequeno número de estudantes que permite o distanciamento seguro em sala de aula e demais dependências da escola. Já na Rubem Teixeira Goulart a direção optou pelo modelo híbrido por causa da grande quantidade de estudantes. Já na U.E.B. Pedro Marcosini Bertol, terá revezamento de alunos por semana no fundamental e será integral na creche e infantil.

Nesta retomada das aulas presenciais, algumas novas lições passaram a fazer parte da rotina dos estudantes. Na U.E.B. Senador Miguel Lins, anexo Ipase de Baixo, que atende 103 crianças de 3 a 5 anos, a primeira lição dos novos tempos foi sobre os cuidados com a máscara. “Como são crianças pequenas, de creche e do Infantil, nós confeccionamos sacolinhas personalizadas para que elas possam guardar com segurança as suas máscaras na hora do lanche e elas já estão bem adaptadas a esses cuidados”, garantiu a professora Márcia Arruda, da turma do Infantil II.

A primeira semana de acolhimento está funcionando com os horários reduzidos. “Os alunos da manhã vão sair às 10h; e os alunos da tarde, às 16h, pois são crianças e muitas delas estão vindo pela primeira vez”, explica a gestora da escola Miguel Lins, Cristina Abreu.

Suênia Rodrigues levou o pequeno Riquelme, de 3 anos, para a creche e mesmo sendo a primeira vez dele na escola, não apresentou resistência. “Meu coração também está tranquilo, pois vim na escola antes, no acolhimento, e sei que está tudo preparado para garantir a segurança dele”, afirmou a dona de casa.

Carol Fonseca também era só alegria ao deixar a pequena Evelyn Caroline, de 5 anos, na porta da escola. “Ela estava com muita vontade de voltar para a escola, porque ela gosta de ficar com os colegas, dos livros, das atividades que os professores passam e a gente fica mais tranquila em casa sabendo que eles estão na escola”, pontuou a mãe da aluna.

A pequena Monique Martins, de 5 anos, aluna do Infantil II, fez questão de dizer qual é o verdadeiro sentimento da turminha. “A gente estava com muita, muita saudade dos coleguinhas, dos professores e da escola e ela está bonita, novinha, novinha”, comemorou a pequena.

Retorno gradual

Com exceção dos alunos da Educação Infantil (3 a 5 anos), que terão aulas de forma presencial, os alunos da Educação Fundamental retomam as aulas presenciais nesta segunda-feira (16), de forma gradual e híbrida. As turmas terão aulas com 50% da capacidade dos alunos e estas, serão divididas por grupo. Ou seja, na semana em que os estudantes estiverem em casa, o outro grupo terá atividades on-line.

De acordo com a Semed, os estudantes que apresentarem dificuldades de acesso à internet, as atividades serão impressas e entregues na própria unidade de ensino em que o estudante é matriculado. O modelo será usado apenas para alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos).

Segundo o secretário municipal de Educação, o planejamento prevê a retomada em blocos. “Estamos recuperando as estruturas físicas das escolas e iremos entregar em blocos, com planejamento por grupos de escolas, como fizemos neste primeiro bloco que está recebendo mais de 3.500 alunos nessa retomada das atividades presenciais”, finalizou Marco Moura.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um comentário inesperado nos corredores da Assembleia Legislativa trouxe à tona os bastidores da política maranhense ...
O Instituto Inop apresenta nesta quinta-feira, 28 de março, novos números da corrida eleitoral para a ...
Difusora Segundo o Caged, o estado fechou fevereiro com saldo negativo de -1.220 empregos com carteira ...
São Luís/MA - Na manhã desta quinta-feira (28), data em que a Polícia Federal comemora os ...
Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.