Limpeza pública, saúde, trânsito e transportes e disciplinamento do comércio informal são alguns dos serviços que a gestão do prefeito Edivaldo reforçou para as festividades carnavalescas

A Prefeitura de São Luís mobilizou equipes e equipamentos de diversos órgãos da administração municipal para garantir o funcionamento de todos os serviços públicos e a tranquilidade dos foliões durante o Carnaval 2020, promovido pela  Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. A medida é uma determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior para garantir o reforço no atendimento das demandas que são ampliadas durante este período em áreas como trânsito e transportes, iluminação pública, saúde, limpeza urbana entre outras. O reforço nos serviços ocorre a partir da sexta-feira (21) e segue até a Quarta-feira de Cinzas (26). Durante o período carnavalesco 100% da frota de ônibus da capital estará circulando.

A programação carnavalesca começa na sexta-feira (21) com o início da programação na Passarela do Samba. A ação de limpeza nos circuitos de festas do Carnaval 2020 terá reforço nas equipes de agentes atuando nos circuitos oficiais da folia. Antes, a Prefeitura realizou uma força tarefa para garantir ambiente limpo e agradável para as festividades. Na Passarela do Samba, haverá equipes fazendo a limpeza da área ao longo da noite. Ao final da programação, as equipes farão toda a limpeza do entorno.

Nos dias subsequentes aos desfiles, caminhões pipas farão a lavagem do circuito e caminhões de coleta recolhem o lixo acumulado. Já nos circuitos de rua – Beira-Mar, Rio Bacanga e Madre Deus – a atuação do Comitê Gestor de Limpeza Urbana ocorrerá na manhã seguinte à programação, quando será feito o recolhimento de todo o lixo acumulado ao longo da noite. As equipes de trabalho entrarão já nas primeiras horas da manhã.

Em todos os pontos de folia serão colocados toneis para que foliões possam fazer o descarte de latas, garrafas pet e outros tipos de resíduos adequadamente.

Para garantir segurança e conforto aos foliões, a Prefeitura também implantou iluminação especial nos circuitos oficiais e em áreas do entorno. Para isso, receberam atenção especial a Avenida Beira-Mar, novo circuito carnavalesco da Ilha, Rio Bacanga, áreas da Madre Deus e a Passarela do Samba, onde foram instalados postes, projetores e luminárias para garantir a incidência de luz adequada durante toda a programação.

DISCIPLINAMENTO

Além do reforço na segurança feito pela Polícia Militar (PM), a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), deslocará agentes da Guarda Municipal que darão suporte ao disciplinamento na área interna e em todo o entorno da Passarela do Samba. Esta foi uma estratégia acordada com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Na Quarta-feira de Cinzas as equipes também estarão na Praça Maria Aragão para o Ora São Luís e Retiros Culturais.

Para controlar a atuação do comércio informal, a Blitz Urbana, órgão da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (Semhur), atuará, mantendo o disciplinamento do comércio nos circuitos Beira-Mar, Rio Bacanga, Madre Deus e Passarela do Samba. Em todos os circuitos oficias haverá uma área específica para o comércio informal.

Os vendedores precisaram fazer cadastro junto à Blitz Urbana. A medida é para garantir o cumprimento das portarias que determinam, entre outras, a proibição da venda de bebidas em vasilhames de vidro. Outro objetivo da fiscalização é inibir a obstrução das principais vias dos circuitos, dificultando o deslocamento dos foliões.

Para garantir a segurança alimentar neste Carnaval, a Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), também atuará durante toda a programação. Fiscais do serviço percorrerão os circuitos (Beira-Mar, Praia Grande, Rio Bacanga e Madre Deus) para vistoriar o comércio informal com o objetivo de assegurar a venda de produtos alimentícios com as condições ideais de acondicionamento, evitando desta forma infecções. Quem estiver infringindo as normas sanitárias terá os produtos e materiais impróprios recolhidos e descartados.

A Semus manterá ainda toda a sua rede de atendimento funcionando durante o feriado de Carnaval. Além da manutenção dos serviços de urgência e emergência, será disponibilizada a assistência na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, a ampliação do atendimento móvel e suporte clínico aos foliões.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizará o disciplinamento do trânsito com ações de orientação e interdições de vias e reforçará a frota operante do transporte urbano nos dias de festa. A programação do Carnaval acontecerá em quatro pontos do Centro da cidade: Passarela do Samba, Circuito Beira-Mar, Circuito Madre Deus e Circuito Rio Bacanga. Nestes locais haverá pontos de interdição para tráfego de veículos.

A Prefeitura de São Luís determinou ainda que todas as linhas e serviços do Sistema Municipal de Transporte Urbano que se destinam ao Centro de São Luís, deverão operar, a partir das 12h do sábado (22) até às 12h de quarta (26), com frota total prevista para os dias úteis.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A atual namorada do prefeito de Coroatá, Thellys Sousa, caiu na madrugada de segunda (16) de ...
Na manhã desta quarta-feira(17), uma operação da Polícia Civil do Maranhão, resultou no cumprimento de dois ...
Prefeitura de São Luís terá um mês para informar quais providências serão adotadas O Ministério Público ...
A deputada evangélica Mical Damasceno defendeu que a mulher seja submissa ao homem e propôs encher ...
Por Blog do Louremar Estou voltando com um dos mais visitados e comentados blogs do Maranhão ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.