Considerada uma das mais tradicionais da cidade, a festa junina no espaço da Praça Maria Aragão é promovida pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e oferece atrações até o domingo (30)

Segunda-feira (24) é dia de São João, o santo que empresta o nome aos festejos juninos, uma das manifestações culturais mais fortes na Região Nordeste. No Arraial da Maria Aragão, integrantes de grupos de bumba meu boi entre outras atrações culturais preparam apresentações com músicas e danças que prometem envolver o público que passará pelo Arraial da Praça Maria Aragão nesta segunda-feira (24). Considerada uma das mais tradicionais da cidade, a festa junina neste espaço é promovida pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

“O dia de São João é a data mais esperada no calendário pelos grupos de bumba meu boi do Maranhão. São João é o Santo que todas as brincadeiras homenageiam e com o nosso grupo não é diferente, comemoramos o santo junino dançando para receber mais bênçãos”, declara a presidente do Boi de Upaon Açu, Ana Regina Ferreira Campelo.

Para o presidente, amo e interprete do Boi de Morros, José Carlos Muniz Lobato, comemorar São João é uma forma de reverenciar o que o santo representa para os grupos folclóricos de São Luís. “Nossa apresentação traz sempre o nome dele. Em nosso trabalho de entretimento, nós cantamos sobre ele querendo pescar almas e corações com toadas e maracás”, afirma. O grupo tem 43 anos, é formado por 150 integrantes e trouxe como tema para esse ano, o que o apóstolo Paulo pregou para os romanos: Sobre o Deus Desconhecido – Porque por Ele vivemos, nos movemos e existimos.

Se apresentam no dia de São João, nesta segunda-feira (24), no Arraial da Praça Maria Aragão, o Boi de Costa-de-mão Brilho da Sociedade de Cururupu, o Grupo Alternativo Companhia Encantar e o Boi de Zabumba de Leonardo. Também acontece nesta segunda o show com a cantora Thais Moreno. A festa contará, ainda, com o Boi da Baixada de Apolônio, o Boi de Orquestra Meu Tamarineiro e o Boi de Matraca da Pindoba. No espaço Arena do Forró, o público vai dançar ao som do Trio Forró Pegado e de Fhylipi do Acordeon.

SHOW BUMBAXOTE

O fim de semana foi animado no Arraial da Praça Maria Aragão. No sábado (22), a programação do arraial começou com a apresentação da Dança Pau de Fita Comediante Junina, seguida pelo Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé, Grupo Alternativo Baile de Caixa e Boi de Zabumba Unidos Venceremos. “Amamos nos apresentar aqui, na Maria Aragão. O arraial é um dos mais bonitos e organizados da Cidade, a Prefeitura de São Luís está de parabéns”, destacou a integrante do Unidos Venceremos, Jéssica Vitória Soares Araújo.

O Show Bumbaxote com Gargamel misturou ritmos como forró, toadas maranhenses, MPB e o arrocha, com a interpretação de vários sucessos da cantora Marília Mendonça. Animado, o púbico foi convidado a fazer uma quadrinha improvisada em frente ao palco do Arraial da Maria Aragão para dançar “São João Na Roça”, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Logo depois do show, foi a vez do Boi de Orquestra Upaon-Açu, do compositor Rui Maranhão, animar a programação do último sábado (22). O grupo formado por 85 integrantes, 25 vaqueiros e 17 músicos na orquestra, completa 26 anos em 2019 e trouxe como tema em suas alegorias as Luzes de Neon, que também é o nome de uma das principais toadas da agremiação.

A noite teve ainda o famoso Cacuriá de Dona Teté, com as suas caxeiras e coreografias sensuais que fizeram o público registrar tudo em aparelhos celulares. O encerramento ficou por conta do Boi de Orquestra de Morros que adentrou o palco com seus 150 integrantes e encantou o público. Na Arena do Forró, as bandas Forró de Lo e Encaixotado botaram os fãs do ritmo para “arrastar” o pé no barracão montado no arraial.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.