Corredor Junino Itinerante 2019: Sucesso no interior e na cidade de Coelho Neto

A Prefeitura de Coelho Neto, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou o Corredor Junino Itinerante 2019. Foram seis dias de festa no interior e na cidade (de 24 a 29/06).

Na zona rural, as festividades aconteceram nos Polos Olho D’água Grande, Santa Maria, Taboca da Santa Paz e Carmo; na cidade, os lugares contemplados foram Bairro Bela Vista e Quadra de Esportes Tancredo Neves.

O Junino Itinerante reuniu grande público e contou com apresentações culturais locais: quadrilhas juninas, bandas, bumba meu boi e várias apresentações de danças e quadrilhas juninas, com a participação de alunos das escolas municipais. A festa teve também barracas com comidas e bebidas típicas.

O Corredor Junino Itinerante resume-se em uma palavra: SUCESSO. Os eventos, feitos dentro das possibilidades financeiras da Prefeitura Municipal, não deixaram a desejar, pois a tradição foi mantida. Todos que fazem a cultura local tiveram espaço e deram o melhor de si nas apresentações. O real objetivo foi atingido: a valorização da cultura local.

O prefeito, Américo de Sousa, esteve presente e destacou a importância do evento. “Realizamos um evento, que é tradição em nosso município, e que sem sombra de dúvida propiciou lazer e diversão aos coelhonetenses. Foi uma festa organizada, bem acolhida pela população, que prestigiou em clima de paz e tranquilidade os artistas locais tanto das quadrilhas juninas quanto das bandas e bumba meu boi. O evento teve uma programação bastante diversificada e divertiu o público que compareceu e fez uma bela festa. Na oportunidade, agradeço todos que contribuíram para a brilhante realização do evento”.

Para a equipe de organização, o Corredor Junino Itinerante garantiu a diversão e atingiu o real objetivo que foi proporcionar alegria e entretenimento a todos que prestigiaram os seis dias de festa.

Na última noite, o Corredor Junino Itinerante aconteceu na Quadra de Esportes Tancredo Neves, com as seguintes apresentações:
*Remix Nordestino – Escola Municipal Cristo Redentor.
*Dança do Carimbó – Escola Municipal Raimundo Guanabara.
*Dança Africana – Escola Municipal Torres Filho (Povoado Monte Alegre).
*Dança do Carimbó – Escola Municipal Cléber Sampaio.
“*Dança do Cacuxado – Escola Municipal Raimundo Bacelar (Povoado Buenos Aires).
*Dança do Carimbó – Escola Municipal Manoel Felipe de Oliveira (Povoado Bananalzinho).
* Junina Arco-íris do Cangaço.
* Bumba Boi Brilho Estudantil.
* Bumba Boi Brilho de Coelho Neto.

Prestigiaram o evento, o prefeito Américo de Sousa, acompanhado da primeira-dama, Iranete Sousa e da mãe, dona Benira, secretários e assessores municipais e público em geral.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deputado Zé Inácio realiza sessão solene em homenagem aos 60 anos do Boi de Axixá

Por solicitação do deputado Zé Inácio (PT), a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) fez ontem, sexta-feira (28) pela manhã, sessão solene em homenagem aos 60 anos do Boi de Axixá e à memória do criador da brincadeira, Francisco Naiva. O parlamentar disse que a manifestação mereceu a homenagem por ser o bumba meu boi, sotaque de orquestra, mais antigo do estado e pela dedicação e amor que tem em favor da cultura maranhense.


A filha do fundador e presidente de honra do boi, Leila Naiva, prestigiou o evento e, durante o seu discurso, foi às lágrimas, ao falar do trabalho do pai e das dificuldades financeiras para colocar a brincadeira nos arraiais. O autor da proposta explicou a importância da homenagem. “É uma justa homenagem a uma brincadeira que tem dedicado 60 anos ao fortalecimento da cultura do Maranhão. Nada mais justo que, nós parlamentares da Assembleia Legislativa, façamos essa deferência ao boi de orquestra mais velho do estado e que tem uma história marcante. É uma homenagem justa também pelo amor, carinho e dedicação à propagação da cultura do Maranhão”, disse.

“Nós, que sempre demos apoio à cultura maranhense, através dessa homenagem que vamos fazer repercutir em todo o estado do Maranhão,  é uma forma de valorizar e contribuir para que brincadeiras como essa continuem sendo apoiadas pelo poder público. Com a Assembleia Legislativa fazendo essa sessão solene, mostrando para o conjunto das autoridades do Maranhão como é importante os poderes estarem apoiando essas brincadeiras e, assim, vamos estar valorizando ainda mais a cultura do estado”, destacou Zé Inácio. “Sou de Bequimão, baixadeiro, por isso, o bumba meu boi está no meu sangue”, completou.


Convidados e emoção

A sessão solene foi aberta pelo deputado Wellington do Curso (PSDB), com a participação na Mesa de Leila Naiva; o secretário de Cultura de São Luís, Marlon Botão; o de Articulação Política da capital, Nonato Chocolate; o vereador Sá Marques, representando a Câmara Municipal de São Luís; o empresário Zildene Falcão, ex-padrinho do boi; o jornalista Robson Paz, secretário-adjunto de Comunicação e Assuntos Políticos, representante do Governo do Estado, outros convidados e familiares do fundador.

O deputado Wellington do Curso devolveu a condução dos trabalhos ao colega Zé Inácio e o elogiou por haver prestado a homenagem. “É um momento muito importante para valorizar a cultura maranhense. Parabéns ao deputado Zé Inácio, por seu respeito à cultura popular e homenagear um boi que tem sua história”, afirmou.

Em seguida, Leila Naiva falou da homenagem e recebeu, também, uma placa com gravura marcando os 60 anos de fundação da brincadeira. Emocionada, ela dedicou a honraria aos participantes do boi e agradeceu também ao deputado Zé Inácio. “Essa placa dedico a vocês e ao meu pai maravilhoso, que fez o boi com muito amor e sacrifícios para conseguir os recursos. Vivar um boi é sacerdócio ao qual se dedica toda vida. Meu pai sempre tratou os brincantes como iguais. O Boi de Axixá é uma marca forte, que precisa do apoio de todos. É cultura, mas tem que gerar renda. Reconhecimento é importante e nos faz crescer. Muito obrigado deputado Inácio pelo reconhecimento à importância do Boi”, assegurou.

Houve apresentação de várias cantorias em Plenário, com a participação de vários brincantes e dos próprios deputados. Foi cantada também a toada escrita em comemoração aos 60 anos de fundação; e o sucesso Bela Mocidade, que o deputado Zé Inácio anunciou que está propondo que se transforme em hino da cultura do Estado.

De acordo com Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra. Foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva por amor à brincadeira, à cultura popular; e que, inicialmente, era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores. Depois da saída dos índios e soldados, as mulheres que eram proibidas de participar foram inseridas como índias, sendo assim até a atualidade.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Secretário Diego Galdino anuncia prorrogação do Arraial do IPEM e inicio do Mais Cultura no Centro Histórico

Diego Emir

O secretário estadual de Cultura, Diego Galdino, deu um grande presente a população maranhense. Nesta sexta-feira (28), véspera dos encerramentos dos festejos de São João, o responsável por organizar as festas juninas anunciou a prorrogação da programação cultural do Arraial do Ipem até o próximo dia 6 de julho, ela seria encerrada neste domingo, dia 30. O titular da SECMA também anunciou o inicio do programa Mais Cultura que irá acontecer todas as sextas, sábados e domingos de julho no Centro Histórico.

O anúncio da extensão do Arraial do Ipem e das programações culturais no Centro Histórico vão manter pujante os dois espaços, assim como garantirá ao turista que chegar após o dia 30 de junho, a oportunidade de conhecer uma das culturas mais ricas do país.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Corredor Junino Itinerante contagia público no povoado Taboca da Santa Paz em Coelho Neto

Muita música, forró, comidas típicas e animação fizeram parte da terceira noite junina, no Povoado Taboca da Santa Paz, realizada pela Prefeitura de Coelho Neto, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 

A programação cultural da festa contou com apresentações do povoado e região, Bumba Meu Boi Brilho de Coelho Neto (Coelho Neto), Junina Beija-flor do Barreto e Junina Bakacana Civilizados (Coelho Neto-MA), atração musical: Forrozão o Som dos Paredões (Coelho Neto-MA).

As Escolas Municipais do Povoado Taboca da Santa Paz e região deram um show de arte e emoção, e encantaram o público com as belíssimas apresentações:

Escola Municipal Papa João XXIII – Apresentação das tradições culturais do Estado de Sergipe.
Escola Municipal Vanda Bacelar (Povoado Vila de Fátima) – Dança da Peneira.
Escola Municipal José Dias Torres Filho (Povoado Monte Alegre) – Dança Africana.
Escola Municipal Santa Rosa (Povoado Taboca dos Bois) – Dança Country.

“Podemos dizer que a festa junina se concretiza também em um ato de confraternização entre as pessoas, pois o que se tem visto durante os eventos é um clima de paz e harmonia entre as comunidades, ou seja, a festa se caracteriza em um importante momento de socialização e diversão da população”, destacou o secretário Adjunto de Cultura, Toinho da Cultura.

Em seu pronunciamento, a Diretora do Boi Brilho de Coelho Neto, Kinha Santos, enfatizou: “O nosso Batalhão e toda comissão organizadora se sente feliz em voltar aos arraiás e poder participar dessa festa maravilhosa que traz cultura e alegria para a zona rural. Parabenizamos a Prefeitura de Coelho Neto por realizar essa festa, nos orgulhamos de trazer para o corredor junino itinerante o resultado de um trabalho feito com muito amor, que é a apresentação do nosso boizinho”.

Visivelmente emocionado, o professor Wilson Júnior, da Escola Municipal Papa João XXIII, deixou claro em suas palavras a alegria de receber o Corredor Junino Itinerante: “A nossa comunidade e região vivência algo que nunca existiu por aqui. Uma festa bonita que traz para nós o brilho das festas juninas. Aqui nos mobilizamos e reunimos a região deste polo para receber o corredor junino em nosso povoado. Agradeço cada escola do polo, cada morador e parabenizo o prefeito Américo de Sousa por lembrar da gente e trazer para cá a programação junina que além de nos dar alegria, dá espaço para os moradores venderem comidas e bebidas, gerando renda extra por meio da festa”.

O prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa, ressaltou que a Prefeitura de Coelho Neto, com apoio das secretarias municipais, está realizando um Junino Itinerante bem participativo, organizado e com sucesso de público, levando alegria e diversão à zona rural do município. “A realização do Corredor Junino Itinerante é uma forma de mantermos viva as manifestações culturais do nosso município, sendo essa também uma forma de movimentar o comércio local, gerando renda, com significa valorização da cultura popular e resgate das nossas tradições”.

A Escola Municipal da Taboca dos Bois e região realizaram belíssimas apresentações. A Secretária de Educação e Cultura, Williane Caldas, agradeceu gestores, coordenadores, professores, pais, alunos e comunidades pelo empenho, participação e dedicação, nesses dias de festa, uma visível homenagem das nossas escolas à cultura popular.

Marcaram presença no evento o prefeito Américo de Sousa, o vereador Júnior Santos, secretários e assessores municipais, lideranças da região, artistas e integrantes do Som dos Paredões e quadrilhas juninas, escolas municipais participantes, moradores do povoado e público em geral.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Apresentações diversificadas marcam o terceiro dia no “Arraiá de Nós Tudim”, em Godofredo Viana

A terceira edição do Arraiá de Nós Tudim  tem movimentado as noites na cidade de Godofredo Viana, com apresentações culturais e as deliciosas comidas típicas na Praça da Matriz.

A organização e segurança também têm levado o público a prestigiar o evento organizado pela gestão do prefeito Sissi Viana.  Um ambiente bem familiar para quem saiu de casa em busca de alegria e diversão.

“Estamos gostando muito. Um clima muito agradável, o espaço bem organizado e muita segurança. As quadrilhas deram um verdadeiro show hoje”, observou um visitante.

Dentre as atrações do arraial, que teve início no último dia 24 , a Quadrilha Matutos do Reino da Cidade de Carutapera, por exemplo, encantou a todos trazendo a história de Nossa Senhora de Aparecida. Um show a parte.

“Estamos presenciando apresentações magníficas e podendo presentear o público godofredense com uma festa bonita e organizada. Está realmente sendo um Arraial de entrar para a história”, declarou o Secretario Municipal de Cultura, Robercy Guimares.

O São João 2019 no Arraiá de Nós Tudim é Realizado pela Prefeitura de Godofredo Viana tendo o Patrocinio da Mineração Aurizona

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Coelho Neto: Programação cultural do corredor junino itinerante para o dia 25 de junho

De 24 a 29 de junho, no interior e na cidade, com muito forró, apresentação de quadrilhas juninas, danças típicas e o melhor do arrasta-pé.

Hoje na Zona Rural – Povoado Santa Maria – A partir das 19h.Atrações da noite: apresentações culturais do povoado e região, Bumba Meu Boi Império do Luar e Junina Bakana Civilizados (Coelho Neto-MA).

Atração musical: Forró do Monte (Coelho Neto-MA)

Participe!

Você e sua família são nossos convidados!
Corredor Junino Itinerante 2019

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Atrações culturais homenageiam São João no Arraial da Praça Maria Aragão nesta segunda-feira (24)

Considerada uma das mais tradicionais da cidade, a festa junina no espaço da Praça Maria Aragão é promovida pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e oferece atrações até o domingo (30)

Segunda-feira (24) é dia de São João, o santo que empresta o nome aos festejos juninos, uma das manifestações culturais mais fortes na Região Nordeste. No Arraial da Maria Aragão, integrantes de grupos de bumba meu boi entre outras atrações culturais preparam apresentações com músicas e danças que prometem envolver o público que passará pelo Arraial da Praça Maria Aragão nesta segunda-feira (24). Considerada uma das mais tradicionais da cidade, a festa junina neste espaço é promovida pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

“O dia de São João é a data mais esperada no calendário pelos grupos de bumba meu boi do Maranhão. São João é o Santo que todas as brincadeiras homenageiam e com o nosso grupo não é diferente, comemoramos o santo junino dançando para receber mais bênçãos”, declara a presidente do Boi de Upaon Açu, Ana Regina Ferreira Campelo.

Para o presidente, amo e interprete do Boi de Morros, José Carlos Muniz Lobato, comemorar São João é uma forma de reverenciar o que o santo representa para os grupos folclóricos de São Luís. “Nossa apresentação traz sempre o nome dele. Em nosso trabalho de entretimento, nós cantamos sobre ele querendo pescar almas e corações com toadas e maracás”, afirma. O grupo tem 43 anos, é formado por 150 integrantes e trouxe como tema para esse ano, o que o apóstolo Paulo pregou para os romanos: Sobre o Deus Desconhecido – Porque por Ele vivemos, nos movemos e existimos.

Se apresentam no dia de São João, nesta segunda-feira (24), no Arraial da Praça Maria Aragão, o Boi de Costa-de-mão Brilho da Sociedade de Cururupu, o Grupo Alternativo Companhia Encantar e o Boi de Zabumba de Leonardo. Também acontece nesta segunda o show com a cantora Thais Moreno. A festa contará, ainda, com o Boi da Baixada de Apolônio, o Boi de Orquestra Meu Tamarineiro e o Boi de Matraca da Pindoba. No espaço Arena do Forró, o público vai dançar ao som do Trio Forró Pegado e de Fhylipi do Acordeon.

SHOW BUMBAXOTE

O fim de semana foi animado no Arraial da Praça Maria Aragão. No sábado (22), a programação do arraial começou com a apresentação da Dança Pau de Fita Comediante Junina, seguida pelo Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé, Grupo Alternativo Baile de Caixa e Boi de Zabumba Unidos Venceremos. “Amamos nos apresentar aqui, na Maria Aragão. O arraial é um dos mais bonitos e organizados da Cidade, a Prefeitura de São Luís está de parabéns”, destacou a integrante do Unidos Venceremos, Jéssica Vitória Soares Araújo.

O Show Bumbaxote com Gargamel misturou ritmos como forró, toadas maranhenses, MPB e o arrocha, com a interpretação de vários sucessos da cantora Marília Mendonça. Animado, o púbico foi convidado a fazer uma quadrinha improvisada em frente ao palco do Arraial da Maria Aragão para dançar “São João Na Roça”, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Logo depois do show, foi a vez do Boi de Orquestra Upaon-Açu, do compositor Rui Maranhão, animar a programação do último sábado (22). O grupo formado por 85 integrantes, 25 vaqueiros e 17 músicos na orquestra, completa 26 anos em 2019 e trouxe como tema em suas alegorias as Luzes de Neon, que também é o nome de uma das principais toadas da agremiação.

A noite teve ainda o famoso Cacuriá de Dona Teté, com as suas caxeiras e coreografias sensuais que fizeram o público registrar tudo em aparelhos celulares. O encerramento ficou por conta do Boi de Orquestra de Morros que adentrou o palco com seus 150 integrantes e encantou o público. Na Arena do Forró, as bandas Forró de Lo e Encaixotado botaram os fãs do ritmo para “arrastar” o pé no barracão montado no arraial.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Matheus Fernandes brilha no Arraial Pertinho de Você nesta quarta-feira (19); confira no vídeo

O vereador Astro de Ogum (PL), vice presidente da Câmara Municipal e o cantor Matheus Fernandes, que logo mais estará fazendo um show no arraial Pertinho de Você, na Cohama, tem um convite especial para você. Condira no vídeo:

Vejas as atrações além do cantor Matheus Fernandes para hoje, véspera do feriado:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Vereadores elogiam ‘Câmara Junina’

Os vereadores Concita Pinto e Paulo Victor elogiaram a organização do “Câmara Junina”, arraial promovido pela mesa diretoria da Câmara de Vereadores de São Luís, presidida por Osmar Filho. A festança aconteceu no último sábado (15), no Convento das Mercês e proporcionou ao público presente o que há de melhor do São João da capital maranhense, com apresentações de nove grupos de Bumba-Boi e show do cantor Gargamel e banda.

“Gostaria de parabenizar o presidente Osmar Filho, por proporcionar à população essa festa maravilhosa e também um momento de confraternização para nós, vereadores, servidores da Casa, familiares e convidados” destacou Concita Pinto.

“Parabenizo o presidente Osmar Filho por abrir as portas do Convento das Mercês para receber com alegria a população de São Luís e juntos festejarmos o melhor São João do país” afirmou Paulo Victor.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.