Sai Brito, entra Telles

    No momento em que colocava no blogue a informação sobre a exoneração de Rubem Brito da presidência da Caema, o engenheiro limpava as gavetas, por volta das 19h. O blogue foi o primeiro a informar o fato, a exoneração. Em seu lugar assumiu hoje pela manhã o também engenheiro Augusto Telles, que foi diretor geral do DMER no primeiro mandato de Jackson Lago como prefeito de São Luís.  

    Brito pediu para sair do cargo, alegando que precisa fazer tratamento de saúde. Hoje, pela manhã, um amigo do engenheiro ligou para dizer que ele deve fazer o tratamento em São Paulo, onde ficará por um período em um spa. Realmente, depois que assumiu a Caema, Rubem Brito engordou. Aumento de peso e de patrimônio. No começo de dezembro, Brito teve princípio de infarto e foi aconselhado pelos médicos a repousar.  

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Telma permanece

    O governador Jackson Lago ligou hoje para a secretária de Cidades e Infra-Estutura, Telma Pinheiro, para garantir que quer sua permanência no cargo. Lago desmentiu a intenção de exonerá-la para acomodar o engenheiro Rubem Brito, que deixou desde ontem a presidência da Caema.

    O governador solicitou a Telma Pinheiro para que não pleitei o cargo de deputada federal em lugar de Zé Vieira, que assumiu a vaga ontem em substituição a Sebastião Madeira, eleito e empossado prefeito de Imperatriz. Com a saída de Vieira do PSDB para outro partido, pela legislação eleitoral vigente, o cargo pertence a segunda suplente do PSDB, no caso Telma Pinheiro.

    Se dependesse da vontade da maioria dos deputados estaduais e federais, Telma Pinheiro estaria fora do cargo. Os parlamentares da base aliada reclamam que a secretária não os prestigia, além de fazer política para sí na Cidade e Infra-Estrutura.

    Além do tucano Alberto Franco, que fez diversas denúncia contra Telma Pinheiro da tribuna da Assembléia Legislativa, um grupo de deputados aliados pediu ao governador a cabeça da secretária. Jackson, como bom mineiro, ouviu tudo e nada disse. Não encontrou consistência nas denúncias e entendeu que era briga política.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Conhecido secretário de Esporte

    Deve ser empossado no período da tarde o novo secretário de Esporte Municipal de São Luís pelo prefeito João Castelo. Trata-se de Dayvilson Silva, chefe de gabinete do deputado Cléber Verde, na Câmara Federal.

    O jornalista João Batista, que teve apoio de entidades desportivas e de atletas da capital para ser o titular do cargo, será nomeado adjunto.

    A nomeação do novo secretário é prova de que o prefeito Castelo cumpre acordos partidários. Cléber Verde foi candidato a prefeito da capital, sendo o quarto mais votado no primeiro turno. Na segunda etapa da eleição, Verde não só declarou apoio a Castelo assim como levou todo seu pessoal (militantes)  para ajudar na campanha.

       

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Terreno no Vinhais pode complicar Palácio

    O prefeito João Castelo determinou levantamento sobre a situação de um terreno imenso que servia para a Feirinha dos Vinhais e agora é ocupado por um posto de combustível. No local, também, começa a ser construído um min-shopping.

    O terreno, segundo Castelo foi informado, pertence ao município. O prefeito quer saber como um posto de combustível foi instalado no local, com ordem de quem e quem são os proprietários do estabelecimento.

    Membros da comissão da Feirinha do Vinhais garantem que o terreno foi doado pela prefeitura para um cidadão que seria testa-de-ferro do então prefeito Tadeu Palácio. Eles asseguram que o posto de gasolina também pertence ao ex-prefeito.

    Se ficar comprovado que o terreno pertence mesmo ao município, o prefeito João Castelo vai mandar embargar a obra e demolir o empreendimento existente, até porque a prefeitura para doar ou vender terrenos tem que ter a autorização da Câmara Municipal de São Luís, o que não aconteceu.  

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    ONGs fazem farras com dinheiro da Saúde

    ONGs dirigidas por amigos do gestor de Saneamento Básico da Secretaria de Saúde, com status de secretário-ajunto, fizeram a maior farra com dinheiro público antes do Natal. 

    Na cidade de Monção, a prefeitura conseguiu aprovar projeto junto ao BNDES para alocação de recursos para implantar o sistema de abastecimento de água em quatro povoados. Recurso liberado, obra executada. Dias depois, a Secretaria de Saúde do Estado repassou para uma ONG, por determinação do gestor de Saneamento Básico, R$ 1 milhão para a execução do mesmo serviço que já havia sido executado. O prefeito, soube, esperava levar 30% da soma, mas acabou sendo enganado.

    Na cidade de Barreirinhas, duas ONGs receberam recursos da Secretaria de Saúde para mandar executar obras de abertura de poços com 100 metros de profundidade em diversos povoados. Em menos de 40% das localidades as obras foram executadas, mas com apenas 50 metros de profundidade em cada poço.

    O gestor de saneamento da Secretaria de Saúde, de nome Júlio, tem a proteção de um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e de um parente do governador Jackson Lago. Ele acaba de trocar o velho Celta por uma Hilux zero.  

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Brito deixará a Caema

    O ex-deputado Rubem Brito vai entregar o cargo de diretor-presidente da Caema ao governador Jackson Lago. Fui informado no período da tarde que Brito alega a necessidade de fazer tratamento de saúde. Fonte bem próxima do governador, entretanto, garente que o motivo é bem diferente.

    Rubem Brito acompanha Jackson Lago há muito tempo. Foi secretário de Obras em duas administrações municipais de Lago. O então prefeito dava reprimendas na frente de todos por causa do excessivo atraso de Brito nas solenidades e, principalmente, na visitas às obras. É que o batente para Rubem Brito só começa a partir das 15 horas.

    Mais recentemente Jackson mandou exonerar Rubem Brito da direção da Caema. Ele foi salvo pela primeira-dama Clay Lago. Amigos seus espalharam que Brito iria para a Infra-Estrutura em lugar de Telma Pinheiro. Boato sem graça. Mas a irmã Telma, apesar de todas as orações, tem prazo de validade no cargo.  

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Rombo

    O prefeito João Castelo ainda tem dúvidas na indicação do seu secretário de Cultura. Mas sabe, porém, da existência do rombo que deixaram na Pasta.

    Para descaracterizar a malversação de recursos, não deixaram nenhum documento na sede da Cultura. Dizem que alguns arquivos viraram cinzas. Adirson Veloso, decorador preferido da ex-primeira dama Tati, agora sem o sobrenome Palácio, era o dirigente da Cultura Municipal. 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Queimando pestanas

    O prefeito João Castelo, desde que assumiu, descansa carregando pedras. Passa as noites queimando pestanas e rasgando madrugadas, debruçado em montes de papeladas, na maioria currilum. Teve que se hospedar em um hotel da cidade para realizar sem incomodo a construção de sua equipe.

    Trabalhou durante toda a madrugada de domingo para segunda-feira na montagem dos cargos de sub-secretários. Ontem, analisou outra pilha para os cargos do segundo escalão. Tarefa complicada, mas não impossível para João Castelo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Desvio de recursos na Saúde

    Boa parte dos deputados aliados do Governo do Estado reclama da atitude do gestor de saneamento da Secretaria de Saúde, conhecido por Júlio. É que o referido cidadão, ao invés de mandar executar obras de emendas parlamentares na área de saneamento básico, mandou liberar os únicos R$ 38 milhões para ONGs de propriedades de seus amigos.

    A reclamação desembarcou na mesa do secretário de Planejamento, Aziz Santos. Teria ficado constatado que as OGNs fizeram apenas 30 por cento das obras de abertura de poços, por exemplo. Aziz, então, elaborou um dossiê que caiu no colo de Jackson Lago. O governador, até o momento, nada disse.

    Dias depois, antes do alvorecer do novo ano, os deputados ficaram sabendo que o cidadão Júlio tem costas largas: é cercado por dois lagos. E tem ainda a aprovação do secretário Edmundo Gomes. É briga de gente graúda.  

      

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Independente

    Na madrugada de hoje, acompanhei entrevista com o proprietário do combativo jornal carioca Tribuna da Imprensa. No final, na TV Câmara, o jornalista Hélio Fernandes é taxativo: “Jornalista que não é independente, tem que trabalhar em supermercado ou armazém de secos e molhados”.   

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.