Em decisão proferida pela juíza Anelise Nogueira Reginato, da 1ª Vara de Coroatá, o Tribunal de Justiça do Maranhão determinou o bloqueio de R$ 5,1 milhões das contas públicas do município. A medida foi tomada para garantir o pagamento de salários atrasados de servidores e evitar o comprometimento das finanças públicas no final da gestão municipal.

A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público do Maranhão, que apontou demissões sem justificativa, descumprimento de decisões judiciais e atrasos nos salários de servidores, incluindo aposentados. Além disso, o município teria dificultado a transição de governo e celebrado contratos milionários próximos ao término do mandato, levantando suspeitas de irregularidades.

A magistrada destacou que a coleta de lixo e outros serviços essenciais estão comprometidos, apesar de decisões judiciais prévias exigindo melhorias. Vídeos e reportagens locais reforçaram as denúncias de descaso administrativo.

Com a decisão, o Banco do Brasil foi notificado a realizar o bloqueio total das contas do município por 48 horas para efetivar a penhora eletrônica. A medida visa resguardar recursos públicos e assegurar o pagamento de obrigações prioritárias. A gestão municipal tem 30 dias úteis para apresentar defesa.

Leia a decisão do Tribunal de Justiça

Por Blog CTA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O médico Lahésio Bonfim decidiu lançar sua candidatura para o cargo de governador do Estado do ...
A Constituição Federal garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como o uso comum ...
Por ​​​​​​​​​ Aziz Santos (foto abaixo) Desde 2008, venho escrevendo e publicando artigos sobre a excrescência ...
Suspeito foi preso na noite desta segunda-feira (21). Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública ...
No cargo, além de supersalário e benefícios, Flamarion Amaral vai ter comando sobre servidores e despesas ...
Segundo o Estadão, o indiciamento da Polícia Federal (PF) contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, apresentado ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.