O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta segunda-feira (2), o pagamento das emendas parlamentares impositivas, suspensas desde agosto por medida liminar. A decisão foi tomada após a aprovação do projeto de lei do Congresso Nacional que regulamenta as emendas. Apesar da liberação, o magistrado estabeleceu algumas ressalvas.

Foto: Reprodução

Dino considera que a nova lei atende aos requisitos constitucionais, mas o empenho das emendas terá de cumprir alguns novos requisitos. Em todas as categorias, incluindo as de relator e comissão, o solicitante deverá ser identificado. Também será exigido um plano prévio com o detalhamento dos trabalhos e da aplicação dos recursos. A Corregedoria-Geral da União fará o monitoramento dos repasses.

A disputa pelas emendas impositivas começou em agosto, quando o ministro suspendeu as destinações, no valor acumulado de R$ 25 bilhões. Flávio Dino determinou o bloqueio atendendo a um pedido da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que havia apresentado uma ação questionando a constitucionalidade das Emendas Parlamentares Individuais de Transferência Especial, ou Emendas PIX. Na época, a instituição alegou que as emendas não atendiam aos requisitos constitucionais de transparência e controle público. O ministro estendeu esse entendimento às demais emendas de execução obrigatória.

Por Congresso em Foco


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um acidente entre uma caçamba e uma carreta terminou os dois veículos incendiados e ao menos ...
Cláudio Carvalho sem dúvida é um designer de sapatos mais lacrador do Maranhão e mostrou que ...
Na manhã desta sexta-feira, o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Maranhão, Nivaldo, recebeu ...
A primeira-dama Larissa Brandão lança neste sábado (12) o projeto Páscoa no Parque, uma celebração que ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.