Metrópoles 

Ministros só seriam anunciados por Lula a partir de segunda-feira (12/12), mas presidente eleito deve adiantar nomes em coletiva.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar nomes de ministros já nesta sexta-feira (9/12). Após reunião com o diretório do partido, Gleisi confirmou a informação: “Ele [Lula] apenas nos disse que pretende anunciar alguns ministros amanhã, ele já falou mais e já conversou”.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro será um deles. Ele será titular do Ministério da Defesa. O nome de José Múcio estava sendo ventilado para o cargo desde o início da transição. Fernando Haddad, que hoje conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, também será anunciado como chefe do Ministério da Fazenda.

Lula havia afirmado que só anunciaria nomes de ministros após sua diplomação no Superior Tribunal Federal (STF), na próxima segunda-feira (12/12). Entretanto, o objetivo da nomeação é adiantar e melhorar a articulação entre Defesa, Congresso Nacional e Executivo, antes mesmo da posse.

A anúncio, porém, será adiantado. Lula marcou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (9/12), a partir das 10h45, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde ocorrem as reuniões do gabinete de transição.

A previsão de um civil voltar ao posto já tinha sido aventada por Lula. O posto de chefe da Defesa vem sendo ocupado por militares desde o governo de Michel Temer (2016 a 2019). O último civil a ocupar a Defesa foi Raul Jungmann, também no fim do governo Dilma.

Múcio foi, de 2007 a 2009, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no governo Lula. Depois, foi alçado ao TCU pelo próprio presidente eleito na ocasião, quando deixou a pasta. O ministro também atuou como deputado federal por Pernambuco por cinco mandatos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.