Blog do Neto Ferreira

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), recebeu alta médica nesta sexta-feira (17) após 30 dias internado no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Carlos Brandão

A informação foi repassada à reportagem do Blog do Neto Ferreira por fontes palacianas.

O socialista deu entrada no dia 17 de maio na unidade hospitalar paulista para ser submetido a uma cirurgia de retirada de cisto renal nomeado como Bosniak IV. O procedimento foi realizado no dia 22 do mesmo mês.

Após a cirurgia, o governador iniciou um tratamento e no dia 31 necessitou pedir autorização da Assembleia para continuar afastado do cargo devido ao quadro de saúde, pois necessitava de acompanhamento médico (reveja aqui).

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, assumiu o cargo dia 1º de junho após a recusa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), primeiro na linha sucessória. Ele alegou que ficaria impedido de disputar a reeleição.

No último boletim médico divulgado em 7 de junho, os especialistas informaram que o exame patológico revelou uma lesão papilífera com margens livres, que não necessita de tratamento complementar de quimioterapia ou radioterapia, mas que o governador estava em plena recuperação e que teria alta em breve.

Na noite de quinta-feira (9), Brandão postou nas redes sociais um vídeo no qual aparece fazendo caminhada pelos corredores do hospital em tratamento de fisioterapia e reabilitação.

Estou em plena recuperação da minha saúde após a cirurgia. E, por aqui, tenho acompanhado as demandas do nosso Maranhão, diretamente com o nosso governador interino @paulo_velten e todos os secretários. Sigo em fisioterapia e, muito em breve, estarei caminhando ao lado de vocês, continuando nossa caminhada em busca de um Maranhão cheio de oportunidades para todos!”

No dia 10, o socialista voltou a comunicar à Assembleia que ficaria afastado do cargo por mais 10 dias em decorrência do tratamento renal no qual está sendo submetido.

“Comunico a essa Assembleia Legislativa a necessidade de permanecer afastado do território do Estado do Maranhão, no dias 11 a 20 de junho de 2022, prazo necessário para recuperação de procedimento cirúrgico”, diz trecho do comunicado.

Devido ao afastamento de Brandão, o presidente do Legislativo informou oficialmente ao governador interino do Estado, desembargador Paulo Velten, e aos membros da Mesa Diretora da Casa a sua “escusa temporária” ao chamado para o exercício da função de chefe do Poder Executivo do Estado do Maranhão por “justa causa legítima” consistente no impedimento legal, decorrente da sanção de inelegibilidade prevista no § 6º do art. 14 da Constituição Federal (relembre aqui).

O magistrado seguia cumprindo a agenda institucional do governo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Luís/MA - A Polícia Federal prendeu ontem, 19 de abril, um homem em flagrante, por ...
Conhecido como o “Alok do Maranhão”, Naldinho participa do show do DJ no aniversário de Brasília ...
Por Alex Ferreira Borralho Me recuso a escrever as palavras utilizadas pela Deputada Mical Silva Damasceno, ...
Nesta terça-feira, 16, uma tentativa de fraude utilizando uma pessoa falecida repercutiu nacionalmente, após uma mulher ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.