Durante reunião virtual do Grupo de Trabalho de Parlamentares Brasileiros do Parlatino, por sugestão do deputado federal Hildo Rocha, o senador Nelsinho Trad e a senadora Daniela Ribeiro foram eleitos por aclamação para os cargos de representante do parlamento brasileiro na Assembleia do Parlatino e vice-presidente do colegiado, no grupo do Brasil.

Foto Divulgação

Antes, a presidência do Grupo era exercida pelo senador Antônio Anastasia. O deputado Hiran Gonçalves era o vice-presidente. Anastasia renunciou ao mandato porque foi eleito pelo Congresso Nacional para ocupar a vaga de Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) que vagou com a aposentadoria do ministro Raimundo Carreiro.

O agora ministro do TCU, Antônio Anastasia informou, na ocasião, que tanto o senador Nelsinho Trad quanto a senadora Daniela Ribeiro haviam manifestado vontade de colaborar ainda mais com o grupo, colocando o nome deles à disposição para serem representante do Brasil na Assembleia do Parlatino e vice-presidente do grupo. Então, eu sugeri que esses nomes fossem eleitos para os respectivos cargos por aclamação. Os nomes foram prontamente aceitos e aclamados pelos meus colegas de parlamento. Assim, o deputado Hiran passou de vice para presidente da representação brasileira no Parlamento Latino e Caribenho (Parlatino), e o cargo de vice-presidente da organização foi preenchido pela senadora Daniela Ribeiro”, explicou Hildo Rocha.

Desafios

Hildo Rocha ressaltou que o grupo tem pela frente o grande desafio de colocar em pauta questões relevantes do País e contribuir para o aprimoramento, fortalecimento, integração e harmonia entre os países componentes do Parlatino.

“Tenho certeza de que o deputado Hiran vai fazer um trabalho excelente, vai levar as dificuldades do nosso imenso País e pautar temas que afetam o mundo e, em especial, os países localizados no continente americano que integram o Parlatino. O senador, e agora ministro, Anastasia fez um mandato exemplar e, sem dúvida nenhuma, continuará apoiando esse grupo. Mesmo não estando no mandato de senador, pelo que posso perceber ele é um homem que também busca a perfeita harmonia entre os países do nosso continente e do mundo. Então, eu vejo que o Parlatino é um instrumento muito bom para que a gente possa preservar a boa harmonia entre todos os países da América Latina e do Caribe”, afiançou Hildo Rocha.

O Parlatino

O Parlamento Latino-Americano (Parlatino) é uma organização regional, permanente e unicameral, integrada pelos Parlamentos Nacionais da América Latina, eleitos democraticamente mediante sufrágio popular. Participam do grupo 22 países: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Constituído em 7 de dezembro de 1964, na cidade de Lima, no Peru, o Parlatino tem os seguintes princípios:

1 – A defesa da democracia;

2 – A integração latino-americana;

3 – A não-intervenção;

4 – A autodeterminação dos povos;

5 – A pluralidade política e ideológica como base de uma comunidade latino-americana democraticamente organizada;

6 – A igualdade jurídica dos Estados;

7 – A reprovação à ameaça e ao uso da força contra a independência política e a integridade territorial de qualquer Estado;

8 – A solução pacífica, justa e negociada das controvérsias internacionais;

9 – A preponderância dos princípios do Direito Internacional referente às relações de amizade e a cooperação entre os Estados.

A sede permanente do Parlamento Latino-Americano fica na cidade do Panamá, capital do Panamá, a presidência atualmente é ocupada pelo deputado do Chile Jorge Pizarro Soto.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.