Blog Tribuna 98

No sábado (20), Dia Nacional da Consciência Negra, o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, participou do Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas, na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (FETAEMA).

Organizado por entidades do Movimento Negro no Maranhão, como o Centro de Cultura Negra (CCN), Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ) entre outras, o encontro reuniu lideranças de diversas comunidades tradicionais maranhenses e trouxe para pauta de discussões temas como: políticas públicas de desenvolvimento das comunidades, respeito aos direitos dos povos quilombolas, titulação dos seus territórios e a luta contra o racismo.

“Momento de extrema importância para discussão de pautas para os povos quilombolas, que passam pela educação, titulação de terras, saúde, entre tantas ações necessárias para essas comunidades tradicionais. Fico muito honrado em participar desse momento e debater essas questões”, destacou Felipe Camarão.

Na oportunidade, Felipe Camarão se comprometeu em buscar junto ao governo do estado meios para a criação do Conselho Estadual de Educação Quilombola.

“Quero, aqui, me comprometer, junto com o Secretário Chico Gonçalves (SEDIHPOP), encaminhar uma minuta ao Governador Flávio Dino, para criação do Conselho Estadual de Educação Quilombola. É uma providência que depende do governador, depende de um Projeto de Lei para aprovação na Assembleia Legislativa. Vamos lutar por essa pauta”, pontuou Felipe Camarão.

“Hoje é um dia muito importante para nós, não só pelo encontro, mas, por ser o Dia da Consciência Negra, em um país que se levanta extremamente racista contra o povo negro. E a importância desse encontro é discutir questões pertinentes à saúde, à educação entre outras”, falou Raimária Cunha, da Comunidade Quilombola Fortaleza, em Cururupu.

O encontro contou ainda com a presença dos secretários de estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago; de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves; e de Igualdade Racial, Gérson Souza. Além do Deputado Federal, Bira do Pindaré.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...
A solidariedade e a fraternidade sempre estiveram presentes na gestão de Fábio Gentil, haja vista que ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.