O deputado César Pires destacou a importância da troca de informações oficiais sobre a situação socioeconômica do Maranhão ao relatar a reunião que ele promoveu semana passada com o dirigente estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Maranhão, Marcelo Melo, com a participação de outros parlamentares e de consultores técnicos da Assembleia Legislativa. O encontro terá sequência nesta quinta-feira (23), às 10 horas, em outra reunião com representantes do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), do IBGE e da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).

Deputado César Pires

Agradeço pela vinda do dirigente do IBGE e a participação dos deputados Socorro Waquim, Zito Rolim e Marcos Caldas, assim como dos consultores da Assembleia Legislativa, que enriqueceram o debate sobre a situação socioeconômica do Maranhão. E desse encontro nasceu a necessidade de ouvirmos também o IMESC e de estabelecermos uma parceria com o IBGE, para facilitar o acesso dos técnicos legislativos a esses dados”, enfatizou César Pires.

O deputado destacou alguns dados apresentados pelo dirigente do IBGE, como as taxas de desemprego e desocupação dos maranhenses. “O Maranhão tem hoje 17.2% de desocupados, ou seja, de pessoas que procuraram emprego e não encontraram nem na informalidade. Mas o mais difícil é saber que nós temos pessoas desalentadas, ou seja, aquelas que não mais procuram emprego, que já cansaram, estão desestimuladas. Enquanto que no Brasil são 5% da força de trabalho desalentada, no Nordeste 11%, no Maranhão essa taxa chega a 18.6% da população acima de 14 anos. É uma triste situação”, disse ele.

César Pires também citou dados referentes a nível de escolaridade, procura por serviços de saúde, acesso a redes de água e esgoto, a coleta de lixo e a regularização de seus imóveis, já que cerca de 40% da população maranhense não têm a propriedade de seus imóveis. “É uma construção de conhecimento, de interpretação de dados que facilitará muito os nossos pronunciamentos e o nosso compromisso com a sociedade do Maranhão. Por isso, convidamos todos a participar de mais um encontro sobre a situação socioeconômica do Maranhão, nesta quinta-feira, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa”, finalizou César Pires.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O período para solicitação de isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino ...
Blog do Jorge Vieira As intensas chuvas que têm caído sobre São Luís nos últimos dias ...
Por decisão unânime, a Câmara Municipal de Vereadores de Fernando Falcão aprovou a concessão do título ...
Este domingo (14), ficará marcado na história de Tuntum, pois ficará marcado pela a dedicação a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.