A situação cômoda do candidato Eduardo Braide, com chances de ganhar a eleição no primeiro turno mudou completamente. Enquanto isso, Duarte Júnior, Neto Evangelista e Rubens Júnior estão empatados tecnicamente, como mostra pesquisa Data Ilha/Band divulgada nesta quarta-feira (21).

Duas grandes novidades foram reveladas pela pesquisa: a queda não esperada de Eduardo Braide e o crescimento súbito de Rubens Júnior. Braide despencou para 39%, deixando fugir a chance de ganhar no primeiro turno, faltando menos de 30 dias da eleição.Rubens, que passou mais de duas semanas de fora da campanha, surpreendeu chegando a 9%.

De acordo com o levantamento, o parlamentar aparece com 47,6% dos votos válidos – tinha 54,8% em pesquisa do mesmo instituto divulgada no início do mês.

Duarte Júnior, que vinha numa onda crescente, estagnou e ficou com 13,1%, enquanto Neto Evangelista cresceu e atinge agora 12%. Portanto, o resultado do instituto mostra que apenas Rubens e Neto subiram e agora estão os três empatados tecnicamente.

Jeisael Marx  estagnou com 2,8%; Bira do Pindaré com 2,5%; Yglésio Moysés com 2,2%; Sílvio Antônio 0,6%; Franklin Douglas com 0,5%; e Hertz Dias tem 0,2%. Brancos e nulos somaram 6,8% e não sabem/não responderam, 11,4%.

O Data Ilha ouviu 1.080 eleitores entre os dias 13 e 15 de outubro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-04987/2020, com margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.