Foi aprovado, na sessão desta segunda-feira (17), pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, projeto de lei de autoria do deputado Zé Inácio Lula (PT) que obriga os estabelecimentos comerciais a disponibilizar, para consulta, cópia do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Aprovado em redação final, o projeto 021/2019 agora vai à sanção governamental, obrigando os estabelecimentos comerciais situados no Estado do Maranhão a disponibilizarem, para consulta, também uma cópia do Código de Defesa do Consumidor, em Braile. A matéria foi relatada pelo deputado Antônio Pereira (DEM).

O artigo 1º do projeto estabelece: “Ficam os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços situados no Maranhão obrigados a manter, em local  visível e de fácil acesso ao público, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor”.

No inciso primeiro diz: “Ficam os estabelecimentos comerciais obrigados  também a disporem de exemplares em linguagem de Braile do Código de Defesa do Consumidor, com o intuito de atender às necessidades das pessoas com deficiência  visual”.

O inciso dois define: “Para os efeitos desta lei, considera-se estabelecimento comercial aquele que desenvolva atividade de distribuição ou comercialização de produto ou prestação de serviço”.

No inciso terceiro, o autor diz que “o exemplar do Código de Defesa do Consumidor pode ser solicitado  pelo cliente ao funcionário encarregado do atendimento”.

O projeto estabelece também que o Governo do Estado fará a regulamentação das novas regras, realizando a fiscalização e as penalidades impostas aos infratores.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...
A solidariedade e a fraternidade sempre estiveram presentes na gestão de Fábio Gentil, haja vista que ...
Rede Brasil News O primeiro emprego é uma experiência crucial na vida de adolescentes e jovens ...
Inaugurada no último final de semana, no município de Fernando Falcão, uma estrada vicinal de 17 ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.