Quem tem acompanhado as últimas eleições na capital maranhense observa que os candidatos que saem liderando pesquisas não foram os vitoriosos no dia do pleito. Foi assim em  2012 e 2016, a duas últimas.

Em 2011, os pré-candidatos que melhor pontuavam nas pesquisas eram pela ordem Tadeu Palácio, João Castelo e Eliziane Gama. Naquele ano, muitos apostaram que a eleição seria decidida entre o prefeito Castelo e o ex-prefeito Palácio no segundo turno.

O ex-deputado federal Flávio Dino comandava a cooperativa de candidatos e deu um prazo para escolher o que melhor estivesse posicionado. E foi antes da convenção que surgiu uma tal pesquisa qualitativa que dava vantagens para Edivaldo Holanda, praticamente o quarto colocado à época.

Tadeu e Eliziane foram preteridos e o candidato escolhido por Flávio Dino (Edivaldo Holanda) chegou ao segundo turno contra João Castelo, vencendo o pleito.

Na eleição de 2016 todas as apostam apontavam para a vitória da pré-candidata Eliziane Gama um ano antes do pleito. Até o deputado Wellington do Curso figurava entre os três com o número nas três melhores posições.

Ninguém ousava apostar suas fichas na reeleição de Edivaldo Holanda, que ostentava mais de 60% de rejeição. Menos o governador Flávio Dino, que sabia do poder da transformação do asfalto e da arregimentação das lideranças na capital.

Quando entrou o ano da eleição, Holanda conseguiu recuperar a confiança, mas não o suficiente para vencer e estava na disputa contra Wellington do Curso. A eleição, naquela época, caminhava para o segundo turno.

O que ninguém esperava era o candidato em penúltimo lugar, Eduardo Braide participar de um debate e chegar ao segundo turno em menos de uma semana do pleito. E foi para o segundo turno ameaçando sair vitorioso. As duas máquinas (estadual e municipal) se uniram e ganharam a eleição.

Agora, estão despontando nas pesquisas os nomes dos deputados Eduardo Braide e Duarte Júnior um ano antes do pleito, sem nenhuma segurança de que estarão na disputa final, se considerarmos os dois últimos resultados.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.