No último sábado, 6, o município de Rosário completou 399 anos de fundação. Para comemorar o aniversário, a Prefeitura de Rosário programou uma série de atividades culturais e serviços gratuitos para os cidadãos. A festividade contou com inauguração de obra, entrega de barracas aos feirantes, entrega de kits de irrigação aos agricultores e serviços do Detran para os rosarienses. Estiveram presentes o senador Roberto Rocha, o deputado federal João Marcelo, o presidente do SESI, Edmilson Baldez, secretários municipais e população.

“É com muita alegria que comemoramos mais um ano de muitas realizações no município. Temos nos esforçado para oferecer mais qualidade de vida aos rosarienses. Quero aqui também agradecer todo o apoio e esforço das secretarias municipais e de toda a equipe que contribui para a nossa gestão progredir. Acredito que temos uma missão a ser cumprida, a missão de construir oportunidades e deixarmos nosso legado de desenvolvimento social e econômico para as futuras gerações”, destacou a prefeita Irlahi Moraes.

A programação iniciou desde a sexta-feira, 5, com a celebração de um grande culto na igreja Ebenézer. No sábado, 6, o dia começou com o resgate de uma antiga tradição rosariense, o toque do sino na igreja matriz com a música ‘Bom Dia Meu Amigo”, logo após aconteceu a alvorada encerrando com uma emocionante missa.

Durante o restante do dia, a Praça da Matriz foi palco das atividades e apresentações que marcaram a data, iniciando com o desfile das escolas municipais que fizeram apresentações lúdicas em alusão ao aniversário da cidade. A Feira da Mulher Empreendedora também se fez presente com estandes para a comercialização de artesanatos, comidas típicas e produtos da agricultura familiar produzidos por grupos de mulheres de Rosário.

Foram comercializados também produtos orgânicos diversos, hortaliças, verduras, legumes e frutas cultivadas pelas famílias dos agricultores rurais na Feira do Agricultor. Na ocasião, os feirantes receberam 20 barracas adquiridas por meio do senador Roberto Rocha junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Os agricultores ganharam kits de irrigação para facilitar o trabalho nas hortas composto por caixa d’água e mangueiras. O objetivo é organizar toda feira e o mercado para que possam trabalhar com higiene.

Para presentear os rosarienses, o bairro Argentina ganhou um novo espaço de convivência e lazer com a inauguração da praça Raimundo João Saldanha, construída com recursos próprios da prefeitura.

Como forma de oferecer um atendimento rápido e gratuito para a população, a equipe de saúde realizou atendimento médico com aferição de pressão, teste de glicemia e testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite). Além disso, o Detran concluiu 296 atendimentos em uma grande ação social através do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT), com o programa Moto Legal regularizando os débitos dos veículos e também viabilizou o emplacamento dos automóveis da região.

A programação encerrou com o DJ Carlão animando a noite com diversos ritmos para a população dançar e se divertir em mais um ano do aniversário de Rosário.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.