Com o objetivo de ampliar a formação cidadã das crianças e jovens rosarienses, a Prefeitura de Rosário e o Governo do Estado assinaram, na tarde de terça-feira (5), um convênio para continuidade do ensino militar sob orientação do Corpo de Bombeiros em três escolas municipais de Rosário.

O documento foi assinado na presença do secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela; da prefeita de Rosário, Irlahi Moraes; do comandante do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto; do coordenador-executivo do Programa Pacto pela Paz, Dicival Gonçalves; do secretário municipal de Educação de Rosário, Joaquim Sousa Neto, da Secretaria Adjunta de educação Ana Rita e demais diretores das escolas de Rosário.

“Quero agradecer ao coronel Célio Roberto e ao secretário Jefferson Portela por terem nos recebido. Estamos felizes em voltar para Rosário com a garantia desse convênio que vai trazer mais benefícios para a educação de nossas crianças com a orientação cidadã do Corpo de Bombeiros”, pontuou Irlahi Moraes (MDB).
As escolas, Unidade Integrada Deputado Ivar Saldanha (povoado São João do Rosário), Unidade Integrada Januário Carvalho (povoado São Simão) e o Centro Educacional Monsenhor Alves Madureira (centro de Rosário) receberão as orientações do Corpo de Bombeiros, com base nas estratégias e metas do Plano Municipal de Educação (Lei 190/2015) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/96).

Na prática, os alunos terão aulas sobre valores, ética e cidadania, com o objetivo de fortalecer relações entre a família, escola e a comunidade. Além do município de Rosário, o projeto já acontece em outras cidades, como Bacabeira, Timon, Santa Rita, São José de Ribamar e São Luís.

Para o secretário Jefferson Portela, o convênio sinaliza a legalização das escolas militares. “O objetivo dessa prática educacional não é para militarizar os jovens, mas para formar o cidadão. Essa formação, o aluno levará para vida escolar e social.

Rosário passa a contar, por meio deste convênio, com a legalização das escolas militares, em convênio com o Corpo de Bombeiros. É um caminho que o sistema de segurança escolheu para colaborar com a reorganização social do nosso país e, sem dúvida nenhuma, o ponto fundamental para essa reorganização é a educação” finalizou o secretário.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...
Em comemoração aos 112 anos de fundação do município de Santa Quitéria a prefeita Sâmia Moreira ...
Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.