Assim que assumiu o cargo de governador do Maranhão, em 1987, Epitácio Cafeteira encontrou um estado falido, devendo o funcionalismo público, fornecedores e prestadores de serviços. Cafeteira chamou inicialmente para a mesa as folhas em atraso e descobriu que a pior situação era dos funcionários lotados no interior, assim como soube da existência de inúmeros defuntos na folha.

Para piorar o estado do funcionalismo, o BASA (Banco da Amazônia) conseguiu na Justiça a retenção de 78% dos recursos do FPE (Fundo de Participação dos Estados) por causa de dívidas contraídas na gestão de João Castelo. Cafeteira foi até ao então presidente da República, o maranhense, José Sarney e dele pediu apenas uma coisa: liberação de dinheiro para não deixar milhares de famílias passando necessidades, devendo comércios e com o nome sujo.

Após a situação equilibrada, com os defuntos voltando para as covas, a exclusão de gente que nunca fez sequer inscrição e estava na folha como concursado, Cafeteira regularizou o calendário de pagamento dentro do mês e com aumentos reais, progressões e vários outros benefícios.

Amado pelos servidores públicos estaduais e com um governo aprovado pela população, Epitácio Cafeteira rompeu com o grupo Sarney e decidiu sair candidato a senador, o mesmo cargo cobiçado por José Sarney. Como a eleição era só para uma vaga, Sarney não ousou se aventurar e perder para Cafeteira, mesmo com o Estado sendo governado por João Alberto, que era o vice e assumiu.

Então, o jeito foi mudar o título eleitoral para o Amapá, por onde Sarney se elegeu senador e Cafeteira ganhou com tranquilidade no Maranhão. Anos depois, ele reatou com o grupo Sarney e aceitou entrar para disputa  contra o Palácio dos Leões, governado por José Reinaldo Tavares. Cafeteira ganhou de João Castelo e passou mais oito anos no Senado Federal.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.