Técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) estiveram, nesta terça-feira (24), no município de Godofredo Viana.

Na oportunidade, os profissionais, que foram recebidos por servidores da Controladoria-Geral da prefeitura, validaram dados de questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), referentes ao exercício de 2017.

A validação confirma que o governo do prefeito Sissi Viana vem seguindo rigorosamente os ditames da Lei e cumprindo com a sua plataforma de compromissos apresentados na eleição de 2016.

Os técnicos do TCE avaliaram relatório de gestão das Secretarias Municipais de Saúde; Educação; e Administração e Gestão Financeira.

A Administração e Gestão Financeira foram avaliadas nos quesitos Planejamento; Educação; Merenda Escolar; Conselho de Educação; Saúde (postos de saúde, frequência médica e de outros profissionais, vacinação, conselho e ouvidoria).

IEGM mensura a qualidade dos gastos municipais e avalia as políticas e atividades públicas do gestor municipal.

Apresenta, ao longo do tempo, se a visão e objetivos  estratégicos dos municípios estão sendo alcançados de forma efetiva.

Ele pode ser utilizado como mais um  instrumento técnico nas análises das contas públicas, sem perder o foco do planejamento em relação às necessidades da sociedade.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.