O Deputado Estadual Zé Inácio (PT) participou nesta sexta-feira 20/ 04, da abertura do “I Seminário de Diretores de Entidades Estudantis do Coletivo ParaTodos” – Construindo um novo Brasil, na Assembleia Legislativa. 
O encontro visa debater o processo de construção, resistência e luta do movimento estudantil no Maranhão e as perspectivas para a educação diante da crise institucional, política e econômica que o país enfrenta.
O Deputado Zé Inácio fez um regaste das lutas históricas dos jovens no Maranhão. “O movimento estudantil está passando nesse momento por uma fase que já vivenciamos na ditadura militar, da mesma forma vocês estão agora lutando pela democracia nesse momento de crise enfrentado no país, após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, os retrocessos que estão sendo implementados no governo ilegítimo de Michel Temer, que submeteu a educação ao teto dos gastos públicos por um período de 20 anos, e a prisão política do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva”, relembrou.
Na ocasião o Deputado Zé Inácio ainda falou dos trabalhos que estão sendo realizados no âmbito do legislativo em prol da juventude, dentre eles: o projeto para ampliação do Bilhete Único Metropolitano na ilha de São Luís e a garantia da meia entrada aos estudantes nos ferry boats. Como também a indicação às universidades Ufma, Uema, Ifmas, e Uema-Sul, para ser trabalhada em sala de aula a disciplina “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no país”. O projeto de Lei que está tramitando na Assembleia Legislativa  que garante o nome Social das Pessoas Trans, visa o reconhecimento e a ampliação dos direitos da população LGBT. E ainda também  estar sendo debatido com os estudantes a construção do projeto de lei para criar o “Dia Estadual do Grêmio Estudantil Livre”, em homenagem a luta dos estudantes secundaristas maranhenses.
O evento acontece até este sábado, e na mesa contou com a participação dos estudantes Bruno Cacau, Coordenador do Coletivo para Todos; Camila Pedrosa, Diretora Nacional de Escolas Técnicas da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes); Arthur Mendes, Diretor de Desportos Universitário da União Estadual dos Estudantes do Maranhão-UEE Livre. Dos convidados: Cleinaldo Bil, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (Sintsep); Raimundo Monteiro, dirigente do Partido dos Trabalhadores-PT; e Raimundo Pereira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Maranhão (Sindsep). E dos estudantes dos municípios de Codó, São João dos Patos, Barreirinhas, Caxias, Timon, Rosário, Coelho Neto, representando as instituições: Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Luís (Ames), União Estadual dos Estudantes do Maranhão-UEE Livre e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.