Há quase quatro décadas, os moradores de Rosário festejam o Carnaval em duas etapas: no período oficial e nos três domingos após o encerramento oficial da Folia de Momo. O famoso ‘Bis do Carnaval’ começou neste último domingo, 18, no povoado de Itamirim.


A folia foi iniciada ao meio dia, com o desfile de blocos de rua pela comunidade, ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas e de músicas que fazem sucesso nas rádios do Brasil e do mundo. Diversos foliões se juntaram aos grupos e ajudaram a animar a festa, que só se encerrou à noite.

De acordo com a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), o envolvimento da população com a festa demonstra a força da cultura popular de Rosário.”Nossa cidade é muito festiva e nossas festas são bastante tradicionais. Isso comprova que, por mais que aspectos atuais da cultura façam parte de nosso cotidiano, ainda valorizamos nossas raízes”, destacou.

A festa continua
Além de Itamirim, o Carnaval fora de época também será realizado em São Simão e São Miguel.

O ‘Bis de São Simão’ será no próximo domingo, 25, a partir do meio dia. São Miguel será a terceira e última comunidade a realizar a folia, no domingo seguinte, 04/03. “Assim como aconteceu em Itamirim, grupos e blocos dos próprios povoados estarão encarregados de fazerem a festa”, conta o secretário municipal de Cultura, Alaim Rogério Tavares.

Tradição
Segundo Alaim Rogério Tavares, o ‘Bis de São Simão’ é um dos primeiros carnavais fora de época do Brasil. Ele conta que, antes mesmo de se terem notícias sobre o evento na Bahia, no Maranhão já havia essa tradição. “Há mais de 50 anos, o município de São José de Ribamar sedia esse tipo de festa, conhecida como ‘lava pratos’. Aqui em Rosário, o evento tem mais de três décadas”, garante.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...
Em comemoração aos 112 anos de fundação do município de Santa Quitéria a prefeita Sâmia Moreira ...
Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.