Do G1

Dez dos 11 vereadores de Guapiara (SP) votaram a favor do relatório da Comissão Processante que pedia a cassação de João Egidio Mendonça Teixeira (PSD). Ele foi denunciado por enviar as fotos durante o expediente.

Vereadores de Guapiara cassam mandato de parlamentar que mandou 'nudes' do banheiro da Câmara (Foto: Adolfo Lima/TV TEM)Vereadores de Guapiara cassam mandato de parlamentar que mandou 'nudes' do banheiro da Câmara (Foto: Adolfo Lima/TV TEM)

Vereadores de Guapiara cassam mandato de parlamentar que mandou ‘nudes’ do banheiro da Câmara (Foto: Adolfo Lima/TV TEM)

A Câmara de Guapiara (SP) decidiu cassar por unanimidade o mandato do vereador João Egidio Mendonça Teixeira (PSD) durante sessão extraordinária, na noite desta quarta-feira (17).

João Egidio é investigado desde 14 de outubro do ano passado por uma Comissão Processante (CP) por enviar fotos com conteúdo pornográfico do banheiro da Câmara Municipal para duas mulheres durante o expediente.

Para a cassação do mandato de João Egidio eram necessários pelo menos oito votos dos 11 vereadores da cidade, o que representa dois terços dos parlamentares.

A votação terminou após cinquenta minutos de sessão com dez vereadores votando a favor da cassação. O suplente de Mendonça, Jamir Gomes, não participou da votação.

Segundo o presidente da Câmara, Alexandre Martins de Oliveira (PP), o suplente deve tomar posse ainda esta semana.

“Vamos informar o Fórum de Capão Bonito e o suplente deve tomar posse nos próximos dias. A comissão apresentou parecer favorável para a cassação e a votação foi por unanimidade”, diz.

O vereador cassado poderá recorrer à decisão na Justiça. A reportagem do G1 tentou entrar em contato com ele, mas o parlamentar não atendeu às ligações.

Sessão votou a cassção de vereador de Guapiara nesta quarta-feira (17) (Foto: Adolfo Lima/TV TEM)Sessão votou a cassção de vereador de Guapiara nesta quarta-feira (17) (Foto: Adolfo Lima/TV TEM)

Sessão votou a cassção de vereador de Guapiara nesta quarta-feira (17) (Foto: Adolfo Lima/TV TEM)

Denúncia

Após a denúncia, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, durante sessão realizada no dia 24 de outubro de 2017, a abertura de Comissão Processante (CP) contra o vereador.

Participaram da votação nove vereadores e todos foram a favor da investigação. Após a votação, ficou definido que o vereador Orlando Luiz de Oliveira (PTB) fosse o presidente da comissão, o vereador José Pereira da Cruz (PT) o relator e que o parlamentar Antônio Leite (PSDB) também fizesse parte da investigação.

Vereador de Guaíara é cassado por enviar 'nudes' do banheiro da Câmara (Foto: Adolfo Lima/TV TEM)Vereador de Guaíara é cassado por enviar 'nudes' do banheiro da Câmara (Foto: Adolfo Lima/TV TEM)

Vereador de Guaíara é cassado por enviar ‘nudes’ do banheiro da Câmara (Foto: Adolfo Lima/TV TEM)

Perícia

Os laudos das perícias feitas nas fotos com “nudes” apontaram que as imagens não são montagens. A perícia ocorreu no dia 5 de janeiro por dois peritos de empresas distintas de Sorocaba (SP). Além das fotos, foram periciados computadores de funcionários.

“Na defesa prévia do vereador, o advogado solicitou que fosse feita perícia na foto para constatar se era montagem e perícia nos computadores de alguns funcionários, entre eles assessores de alguns vereadores. Contratamos os peritos e os laudos apontaram que as fotos não são montagem. Eles também verificaram que não há irregularidade nos computadores”, diz o presidente da Câmara.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.