Detentor de vários mandatos de deputado estadual, por duas vezes consecutivas prefeito de Caxias, e presidente no segundo mandato à frente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, desde que entrou para o mundo da política mostrou rara habilidade, sensibilidade, e sempre foi agregador. Ontem, foi vencido por uma doença desigual e deixou o Maranhão de luto.

Se a saúde estivesse em boa forma, com certeza daria um excelente e competitivo candidato ao Senado Federal, como era seu desejo antes de iniciar o processo de debilitação.

Assim como ao povo da região dos Cocais fará falta a sua existência, o governo sentirá a dor da ausência de quem foi peça fundamental na primeira eleição de Flávio Dino como deputado federal, engrenagem forte no pleito vitorioso de governador e agora, por último, como o interlocutor entre o Legislativo e o Executivo. Era mais que conselheiro, amigo pessoal.

Não raras vezes em que o clima começa a esquentar entre a base e o governo, lá estava Humberto Coutinho com habilidade costurando a busca da harmonia. Muitos dos jovens deputados o chamavam de pai.

A capacidade de agregar surpreendia até os membros da bancada da oposição e deixava bem mais calmos os governistas que reclamavam do tratamento a que eram submetidos pelo Palácio dos Leões. Foi Coutinho quem abriu as portas e fez Flávio Dino se aproximar mais dos políticos.

A ausência de Humberto Coutinho no processo da reeleição de Flávio Dino acontece exatamente no ano da eleição. No período em que o governador terá que ter o apoio da ampla maioria dos deputados, não apenas no plenário, em suas bases de atuação, junto aos seus prefeitos e lideranças políticas. Era peça fundamental no projeto de reeleição do governador.

Agora assume a presidência da Assembleia Legislativa o deputado Othelino Neto, que também tem se revelado habilidoso e agregador, com a missão de substituir aquele que muito ajudou o governo e o governador.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O vereador Magno aliado de primeira ordem do pré-candidato a prefeito de Tuntum, Cleomar Tema criticou ...
Um comentário inesperado nos corredores da Assembleia Legislativa trouxe à tona os bastidores da política maranhense ...
O Instituto Inop apresenta nesta quinta-feira, 28 de março, novos números da corrida eleitoral para a ...
Difusora Segundo o Caged, o estado fechou fevereiro com saldo negativo de -1.220 empregos com carteira ...
São Luís/MA - Na manhã desta quinta-feira (28), data em que a Polícia Federal comemora os ...
Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.