Na manhã de hoje, sábado 16, no Teatro Municipal, aconteceu a solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos de capacitação, ofertados gratuitamente aos agricultores familiares e à comunidade coelhonetense, realizados pela Prefeitura de Coelho Neto, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Mais de 80 cursistas foram certificados, totalizando 5 turmas:
CURSO DE OLERICULTURA – 2 turmas – 30 participantes.
CURSO DE PÃES, DOCES E SALGADOS – 2 turmas – 31 participantes.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE PROPRIEDADES EM REGIME DE ECONOMIA FAMILIAR – uma turma – 24 participantes.

Na oportunidade, foram também entregues aos agricultores familiares a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, que é a comprovação de enquadramento do agricultor como pequeno produtor, declaração essa imprescindível para o acesso do produtor às políticas públicas de programas do Governo Federal.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Albertino Veríssimo, “Os agricultores familiares do nosso município e todos os que foram beneficiados com os cursos estão cada vez mais aperfeiçoando seus conhecimentos nessa área. Esses certificados ora entregues ajudam a abrir portas para o mercado de trabalho, capacitar e aumentar a produtividade e o lucro. Tudo isso graças ao empenho e compromisso do prefeito Américo de Sousa que tem buscado continuamente capacitar o homem e a mulher do campo. Destaco, da mesma forma, meus agradecimentos à minha equipe de trabalho pela dedicação, responsabilidade e compromisso, às nossas instituições parceiras e a todos que compareceram”.

O prefeito Américo de Sousa iniciou seu discurso fazendo uma avaliação do governo, neste primeiro ano, destacando também as ações realizadas em prol dos agricultores familiares. Ressaltou a importância da parceria com o SENAR, SEBRAE, AGERP e o empenho da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca em articular formas para promoção da qualificação dos produtores. “É preciso que o produtor rural receba o incentivo e valorização para gerar alimentos para o município, fortalecendo sua renda familiar e posterior geração de emprego e renda. Não temos medido esforços para qualificar nossos produtores. Vários foram os benefícios destinados ao campo, neste ano de 2017. Pela primeira vez na história do município os agricultores participaram da chamada pública para a merenda escolar; recentemente, tivemos um encontro com o Banco do Nordeste para a renegociação de dívidas, com contrapartida da prefeitura; o constante trabalho de recuperação de estradas vicinais; aquisição de equipamentos, hoje disponíveis ao agricultor e à comunidade e muitas outras importantes ações concretizadas”.

Também marcaram presença na entrega dos certificados, o vice-prefeito Antonio Pires; o presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Aguiar; o Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão FAEMA/SENAR – Raimundo Coelho de Sousa; o Presidente do STTR de Coelho Neto, Nhozinho; o 1º Secretário da Associação de Agricultores Familiares, Amós da Silva Feitosa; o Gerente Técnico do SENAR, Carlos Antonio Feitosa de Sá; Gerente do Banco do Brasil, Elias Barros Nunes; Gedstor Regiional da AGERP de Caxias-MA, Júnior Martins, vereador Marcos Tourinho, secretários e assessores do governo municipal.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.