Mais de seiscentos alunos da rede municipal de ensino fundamental, que foram atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no 2° Semestre deste ano, receberam seus certificados. De 2003 até o segundo semestre do ano de 2016 já foram formados 9.300 alunos Proerdianos, resultados da parceria entre 15º Batalhão da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal de Bacabal, através da Secretaria de Educação.

O Proerd consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem com o uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir a elas. Durante a solenidade, os alunos fizeram um juramento para se manterem longe das drogas.

A solenidade contou com a presença das autoridades da Polícia Militar, diretoras, coordenadoras, professoras e a equipe da Secretaria Municipal da Educação. Para o Comandante 15º Batalhão da Polícia Militar em Bacabal, Rômulo Costa, as ações desenvolvidas ajudam os alunos a fazerem a escolha certa. “A missão da Polícia Militar é conscientizar os alunos a não fazer uso das drogas e da violência. Devemos educar as nossas crianças e trabalhar uma cultura de paz, para que ela possa se posicionar firme contra as drogas e a violência”.

Em Bacabal, o PROERD é aplicado em doze escolas, para alunos das turmas do 5° ano do ensino fundamental. Na ocasião, os presentes participaram da diplomação dos alunos e ainda tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o programa, que muito tem contribuído para a formação dos estudantes. “Ajuda muito na formação do caráter e para a elevação do sentimento de amor próprio, de respeito consigo mesmo e para com a sociedade, por parte de nossos jovens, bem como para que eles por si mesmos assumam a responsabilidade de se manter longe das drogas e da violência”, comentou Elinalda Gomes Araújo, da SEMED.

O programa ainda disponibiliza de instrutores fardados, o que ajuda na interação com os jovens e facilita o contato entre policia e o cidadão. A Delegada da Mulher, Maria Augusta, também veste a camisa contra as drogas no município de Bacabal, ela faz parte do conselho municipal de políticas sobre drogas. “É um programa muito importante, pois é pela base que conseguimos atingir os corações das pessoas. Unindo família, escola e a sociedade iremos preservar esta importante ferramenta no combate as drogas”, concluiu.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O vereador Magno aliado de primeira ordem do pré-candidato a prefeito de Tuntum, Cleomar Tema criticou ...
Um comentário inesperado nos corredores da Assembleia Legislativa trouxe à tona os bastidores da política maranhense ...
O Instituto Inop apresenta nesta quinta-feira, 28 de março, novos números da corrida eleitoral para a ...
Difusora Segundo o Caged, o estado fechou fevereiro com saldo negativo de -1.220 empregos com carteira ...
São Luís/MA - Na manhã desta quinta-feira (28), data em que a Polícia Federal comemora os ...
Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.