Se a eleição fosse hoje e a PEC 526/2010, que permite aos servidores dos Tribunais de Justiça participarem das eleições da Mesa Diretora do Poder Judiciário nos seus estados estivesse em vigor, a desembargadora Nelma Sarney seria eleita presidente do TJ-MA para o biênio 2018 e 2019. O resultado de uma consulta virtual junto aos servidores da Justiça maranhense deu a ela 95% da intenção de votos, e ao desembargador Marcelo de Carvalho 71,5% para o cargo de corregedor, o que demonstra o carinho e confiança da categoria em relação aos dois.

 

A votação virtual foi encerrada às 17h de sexta-feira (29) a respeito de quem os servidores escolheriam para os principais cargos da próxima Mesa Diretora.

Nelma Sarney obteve 368 votos, contra 11 votos dados ao seu concorrente, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e apenas 8 votos para a desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte.

Para o cargo de Corregedor Geral de Justiça, os servidores do TJ-MA deram ao desembargador Marcelo de Carvalho

277 votos, para a desembargadora Maria das Graças Duarte 63 votos, ao desembargador José Joaquim Figueiredo 28 votos, e ao desembargador Paulo Velten 19 votos.

A eleição de verdade ocorre nesta quarta-feira, dia 4 deste. quando 27 desembargadores irão escolher a futura Mesa Diretora. Ao contrário das escolhas anteriores, sempre indicando por tradição os mais velhos aptos a ocuparem os cargos, agora houve a quebra do antigo acordo que vigorava por muito tempo.

O desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, democraticamente, decidiu disputar com a desembargadora Nelma Sarney, que deveria ser a escolhida pelo critério da tradição. Como postei anteriormente, JJ tem o direito, sim, de criar a disputa, mas a partir desta eleição o critério não será mais respeitado e o TJ-MA vai conviver com as sequelas que as eleições podem deixar.

Faltando três dias para o pleito, é difícil apostar em um dos dois nomes. Mas uma coisa é certa: quem vencer não deverá levar com mais de dois votos de diferença em relação ao que perder. A disputa está apertadíssima, embora Nelma Sarney seja hoje a candidata de oposição aos presidentes dos dois fortes poderes: Judiciário e Executivo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...
Em comemoração aos 112 anos de fundação do município de Santa Quitéria a prefeita Sâmia Moreira ...
Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.