Por Nonato Chocolate

Dirigente municipal do PT e sociólogo

Passado o golpe jurídico-parlamentar , que resultou no impedimento da Presidenta Dilma no comando da presidência da República, a respeito do qual, é importante ressaltar, teve um posicionamento firme do governador do Maranhão, Flávio Dino, na defesa da Democracia, muitos acreditavam que o fato de ter nele (Flávio) um artífice da esquerda nacional (até porque é o único governador do PC do B), as coisas estavam resolvidas aqui no Maranhão.

Entretanto, mesmo já tendo sido militante estudantil do “campo majoritário”, atual CNB, a opção do comunista foi liberar a máquina estadual do governo, para assegurar a vitória na presidência do PT do seu assessor especial Augusto Lobato( o mesmo que há quase uma década, mais precisamente em 2008, votara em Bira do Pindaré( hoje PSB) na prévia interna do PT para prefeitura de São Luís e depois, outros aliados dele, optaram por não fazer a campanha de Flávio Dino para prefeito, acusando- o de sarnopetista, muito embora a CNB tivesse sustentado sua candidatura até o final e o resultado desse pleito, como nos é conhecido, garantiu vitória ao falecido Joao Castelo, do PSDB, com apoio do governo de Jackson Lago, ao qual se alinhava a até então, Resistência Petista).

A mesma CNB, corrente interna que sozinha tem 40% do partido e só não ganhou o PED porque houve uma defecção, do agrupamento liderado pelo hoje Conselheiro do TCE Washington Oliveira (ex- Vice Governador da Roseana Sarney).

Ou seja, está posta a grande contradição comunista: como tentar isolar a CNB e se afastar desta “força politica” se o maior SarnoPetista está exatamente entrincheirado como um dos principais aliados dos Leões ?

O candidato opositor ao presidente eleito foi o Dep. Est. Zé Inácio(líder da bancada e BASE do governo) e nunca criou “embaraços” à governabilidade, não “chantageia” como muitos deputados fisiológicos e muito menos obstrui votações; ao contrário, leva o governador onde ele não tinha inserção (Santa Luzia do Tide, Bequimão, Sitio Novo, Paraibano pra ficar só nesses…)

Vários “gestos” já foram feitos na Direção de Flávio Dino. Inclusive, a própria aliança em São Luis se deu, em grande medida, ao posicionamento e alinhamento desse Campo Politico com o PC do B/PDT/PT. Aliás, a despeito da VACILADA das Lideranças da CNB , que foram ”românticos” no processo de escolha da substituição do Secretário de Cultura da Prefeitura da Capital, a própria “lentidão ” do prefeito Edivaldo Holanda Jr. em discutir esse espaço na realidade faz parte da pressão ou veto do governo estadual para tentar isolar/ afastar a CNB.

Defendo que, a partir de agora, devamos exercitar ao máximo os diálogos, tendo em vista o melhor cenário para a sustentação da candidatura do Lula em 2018 aqui no Maranhão. E se o “barco” que nos couber for a Candidatura Própria, melhor navegar por ele a ter que ficar a “deriva” ou a reboque de outra nau…

Nós queremos ir com Flávio. Mas ele ao que parece, não nos quer…

Prof. Nonato Chocolate é Sociólogo/ Funcionário Público Federal – (Dirigente Municipal do PT de São Luis e Secretário Estadual de Combate ao Racismo PT/MA)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...
São Luís/MA - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 18/04, a Operação Hygeia, com ...
A Prefeitura de Santa Rita por meio da Secretaria de Agricultura, garante o pagamento do Garantia ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.