Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

Agora lascou: Sarney se revolta contra os gaiolões, mas esquece que a filha é mãe de vários deles

Polícia / Política
 

O senador José Sarney escreveu no seu jornal O Estado do Maranhão  pesadas críticas contra o uso das celas medievais nos dias de hoje no Maranhão, conhecidas como “Gaiolões”,  jaulas humanas a céu aberto, sem banheiro, água, que abriga detentos provisórios. O ex-presidente da República tem razão no que criticou, mas esqueceram de avisar a ele que algumas das celas foram inauguradas no governo de sua filha, Roseana Sarney, e outras heranças do ex-governador Jackson Lago (falecido).

O Maranhão sabe ou ficou careca de saber da visão critica que o Blog do Luis Cardoso tem do governo comunista de Flávio Dino. Mas nem por isso vai mirar apenas no atual plantonista do Palácio dos Leões a responsabilidade das jaulas que envergonharam e ainda envergonham o Maranhão.

O Gaiolão não é um modelo novo em nosso Estado. Algumas celas medievais foram encontradas e mantidas por Roseana Sarney e outras até inauguradas por ela, como dito acima. Agora no período pré-eleitoral, a ex-governadora ficou calada e o pai se aproveitou para pegar carona no bonde de forma errada. A de Barra do Corda nasceu na era Jackson Lago para servir como banho de sol.

Sarney diz que “desceu sobre o nosso Estado uma vergonha nacional. A visão que foi projetada foi cruel. E ninguém acreditava que, no Brasil, pudéssemos ter uma reminiscência das formas de tortura da Idade Média”, ao querer eleitoralmente jogar a culpa em um e tirando da reta os outros.

Não tenho procuração para defender Flávio Dino e, talvez, o defenda depois que longe ele estiver do Palácio dos Leões, como tenho criticado detentores de poder e depois os amparados quando estão em desgraça.

O erro do atual governante é querer copiar ou deixar permanecer vigente os equívocos da gestão passada. Imita administrativa e politicamente, em vários aspectos, deixando a população decepcionada esperando um novo estilo.

Sarney, espertamente, aproveita o momento em que o Maranhão foi para a exposição da mídia nacional e caminhava para os holofotes da mídia internacional, a partir de medidas que seriam tomadas pela ONU e outros segmentos voltados para a defesa dos direitos humanos no planeta.

A filha ficou calada por saber da sua contribuição ao projeto dos gailões. Flávio Dino, enquanto candidato a governador explorou exaustivamente os tristes episódios da carnificina e das degolas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Uma luta justa pelo fim da violência e império de facções criminosas no sistema carcerário, embora com toques e retoques eleitorais.

“O homem, através dos tempos, chegou a um momento em que a insensibilidade tomou conta dos corações. Mas ninguém deixou de pungir-se com a cena do gaiolão de Barra do Corda, em que Francisco Lima e Silva, exposto a essas condições tão desumanas, só teve o alívio da morte”, diz Sarney no seu artigo.

E lembra que o “Ministério Público e a Defensoria daquele Município, desde o mês de maio, pediam que a monstruosidade fosse interditada”. Lamentável que os dois órgãos não tenham olhado que a cela desumana estivesse ali tem vários anos.

Diz Sarney que “o Governo do Estado lavou as mãos, e agora, diante da tragédia, diz que a culpa não é dele, mas de seus adversários. Essa fuga já não existe mais, pois, há três anos, estamos mergulhados nessa insensibilidade, que chegou ao máximo com o de que agora o país toma conhecimento”. E lavou mesmo, mas Sarney, malandramente, esqueceu da participação da filha no que viria ser mais tarde um lamentável episódio.

Lendo o artigo de Sarney e seus reais objetivos, recordo das palavras de um antigo comerciante do João Paulo, meu bairro de infância e adolescência, quando alguém tentava apagar com a borracha os valores das contas em seu precioso caderno: “o mal do esperto é pensar que somos todos otários”.

 

22 comentários em “Agora lascou: Sarney se revolta contra os gaiolões, mas esquece que a filha é mãe de vários deles”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Pericles

    Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Só os imbecis analisam assim.
    Os gaiolas foram feitos e utilizados como SOLARIO , que , é bom que os débeis mentais saibam, está previsto nas LEPS (Leis de Execucos Penais).
    Todo preso tem direito à pelo menos duas horas de banho de sol. A solução do gaiola existe não só em vários estados do Brasil, mas em muitos países civilizados.
    Quem transformou os Gaiolas em CELAS foi Flávio Dino, então o CRIMINOSO é ele.

  2. raul@yahoo.com

    parabéns pelos matéria!! a primeira sobre assuntos tratada de forma justa . mostrando a feridas de todos (oposição e governo). sem aquela hipocrisia do demais blogs que buscam tratar o leitor como uma espécie de alienado ad eterno

  3. Reinaldo

    Te vendeu a Dino Jerry.

  4. LUNETA

    Cardoso, o Sarney é semelhante ao Império Romano, respectivamente, responsáveis por grande parte das mazelas contra a humanidade e do Maranhão. Ao entrarem em decadência usaram a retórica e o sofisma para justificar os desmandos que cometeram no passado, como sendo avanços para a humanidade. Os incautos e os quem não conhece a história desses personagens acreditam que eles foram as pilastras do desenvolvimento para as gerações contemporâneas. O domínio do Império Romano no mundo, durou, de 27 a.c. a 1.453. (1.480 anos). E no Maranhão, o império de Sarney, durou, de 1965 a 2014. (49 anos).

  5. LSCN

    O comentário do Pericles foi muito pertinente. A tal gaiola foi feita mas quem deu a finalidade criminosa não foi a futura governadora.

  6. Jk

    O comunista está indo para o último de governo da mudança é ainda quer culpar os outros gestores pelo desmando na segurança pública do estado? É hora de criarem vergonha e governar de fato, pois a eleição está chegando e culpando os outros pela sua incompetência não rende mais votos não.

  7. Marcos Silas

    Parabéns Luis Cardoso. Excelente texto. Vale lembrar que este gaiolão servia, a priori, para o banho de sol dos presos, o que é garantido pela LEP. Infelizmente fizeram o uso errado do mesmo. Pois que se puna que o utilizou de forma errada. Com a demolição do gaiolão, quem não gostou nada nada foram os presos da delegacia de Barra do Corda, pois já sabem que vão ficar sem banho de sol.

  8. Paulo José

    Agora sim vi uma matéria sincera e imparcial neste blog.
    Continue assim se quiser ser respeitado pela sociedade, pois desta vez você foi justo.

  9. Paulo

    Gostei da imparcialidade. Já leio seu blog e agora o colocarei como página inicial. Noticias nao podem tomar partidos. Parabéns! !!!

  10. Carlos

    A CRIMINOSA NO CASO É A GUERREIRA DE VOCÊS ISSO FOI IDEIA DELA ELE SÓ MANTEVE MAIS ESSA HERANÇA MALDITA DO DESGOVERNO E DESMANDO DELA O CRIME É DELA QUE FIQUE CLARO.

  11. Antônio reis Ribeiro dos Santos

    Vergonha nacional? Porque a rede globo falou? Há, tá bom, Estes presos era pra estarem acorrentados e trabalhando pra descontar em suas penas. Direitos humanos pra bandidos? Preso não deve ter direitos somente deveres. Direitos humanos deve ser pra nós trabalhadores e que pagamos nossos impostos religiosamente em dias. Preso deve sofrer para que eles pensem duas vezes antes deliquirem. De se envergonhar foi o que a família sarney deixaram de fazer durante o tempo que estiveram governando o nosso querido Maranhão. Já vote na família sarney mais de uma vez. Mas deixei

  12. Antônio reis Ribeiro dos Santos

    Deixei de votar na família sarney e agora aposto no flávio dino e cia. Portanto, seu José Sarney, não venha pagar de moralista , porque vocês passaram muito tempo no governo e já tiveram a sua oportunidade. Agora deixem Flávio Dino governar afinal de contas está começando agora. Aí vem a globolixo é diz o que quer, mas como nosso Estado e muito pobre a maioria da população não tem Internet em casa e se desenforma somente por esse canal. Uma mídia tedenciosa

  13. Camões

    Luís Cardoso,

    Isso que Sarney falou tem um fundo de verdade..
    As decapitacões no sistema prisional, as greves de policiais e os incêndios criminosos nos ônibus com vítimas fatais, foram frutos da campanha sórdida de desestabilização do governo passado….agora estão provando do próprio veneno.

    A política está pegando fogo. E o Cuba não vai aguentar esse batuque!!!

  14. Valter Nunes

    Parece que alguém parou de receber.

    Resposta

    Nem quando eles estavam no poder. Basta conferir o blog daquele período, idiota. E depois, imbecil, é uma questão de reconhecimento.

  15. Anônimo

    O Governo Roseana pegou os milhoes e fez essas celas, a culpa é dela, ai vem esse velho que é do Amapá, o s últimos mandatos dele foram lá, traindo toda a população do MA, querer aparecer, só que aqui ninguém liga pro ahe ele diz. Deve tá com Alzheimer, o que é bem a cara dele, esteve na presidência e não fez nada pelo MA.

  16. Nelson Mandela Júnior

    Concordo com o Pericles e, no caso concreto os únicos culpados por essa tortura são as autoridades e os políticos também, pois, era dever do Delegado encontrar-se na Delegacia para lavrar o auto de prisão em flagrante contra o custodiado e de imediato arbitrar a fiança e liberá-lo, pois, todo mundo sabe que o crime que ele praticou é culposo e jamais poderia ficar preso. Porém, o Delegado, a exemplo (mau) do Promotor e do Juiz, só trabalha na TQQ (Terça, Quarta e Quinta), outra: o MPE e o MM já sabiam da existência desse fato (preso ficar horas a fio) nessa gaiola, a qual foi concebida para o banho de sol, cujo banho, nem precisa ser dermatologista para saber que deve ser de 8h às 10h da manhâ, porém, nada fizeram. Agora a sua família vai ajuizar uma ação em face do Estado, cuja indenização será paga por todos nós contribuintes e, por fim: se os políticos elaborassem uma Lei obrigando os agentes públicos a indenizarem regressivamente o Estado ou então permitisse que a vitima acionasse diretamente os agentes infratores, não haveria tantos erros desses agentes (Delgados, Militares, Investigadores de Polícia, juiz, promotor e outros).

  17. CINDY MACEDO

    Sarney , segundo seus médicos e parentes próximos, está sofrendo de demência , fruto do mal de Alzheimer que lhe acomete ao fim da vida , portanto não tem nada a ver com cinismo ou coisa que o valha

  18. Armando Franco

    O Péricles fez um comentário lúcido sobre a questão, tá corretíssimo, o resto são partidários de um lado e do outro tentando justificar nada com coisa nenhuma.

  19. João Carlos

    Procurei me informar sobre o assunto e, pelo que apurei, o Péricles está correto. Roseana construiu o gaiolão pra servir de área de banho de sol por imposição legal da Lei de Execuções Penais e durante seu governo a área não fora usada como anexo de cela. Foi no atual governo que o gaiolão ganhou essa destinação.

  20. JOAO

    Kkkkkkkkk, dino deve ter feito uma proposta melhor😉

  21. Pinho

    Os defensores do “governo Roseana” , entenderam bem o que diz a Lep, em seu artigo 52, inc.IV.
    OS “doutores”, devem terem lido as obras de Raul Eugênio Zaffaroni, e Guilherme de Sousa Nucci, kkkk! pois são penalistas da mais alta competência.
    Eu não sabia que o banho de sol tinha que ser dentro de uma jaula debaixo de um clima escaldante. A Lep, nunca será cumprida. Basta uma simples leitura para que se perceba isso. Roseana com sua gestão desastrada, fez com que famílias de detentos, recebessem indenizações pesadíssimas do nosso Estado. Aqueles presos mortos dentro de pedrinhas e em outros locais, suas famílias foram agraciadas com dinheiros que saíram dos nossos bolsos.
    Está mais do que na hora de acabarmos com esse dualismo político. Tomem vergonha na cara de vcs, lacaios de Flávio Dino e de Sarney!

  22. Ausente

    A mais ou menos uns 10 anos inauguram um gaiolao em bacabal la eles colocava os presos provisórios passava umas 48 horas lá debaixo de sol e chuva eu lembro eu passava direto lá e olhava pelo buraco q tinha no portão.
    É não era só eu muitas gente passava e olhava pra vê q tava lá preso. Flávio Dino tá melhorando o sistema prisional.
    Pra comparar com várias cadeias q tem Brasil a fora o Maranhão pelo menos tá é bom.
    Kkkkkkk

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários






  • Enquetes
    Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.
  • Conheça a Creche Escola Luluzinha
  • Roney Costa Fotografia
    (98) 98849-9734

  • AS MAIS VISTA DA SEMANA

  • Contatos

    E-mail: assessoriaavancada@live.com
    Telefone: 98 3236-1351
    Celular: 98 98722-6094

    Arquivos

    Posts ordenados por data de publicação.