Atividades foram pensadas para o Setembro Amarelo, quando é trabalhada a prevenção ao suicídio no Brasil.

“Dizer sim à vida” é o lema de um projeto que está sendo desenvolvido ao longo do mês de setembro pela Divisão Psicossocial da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). As atividades são motivadas pelo Setembro Amarelo, que é o mês alusivo à prevenção ao suicídio em todo o Brasil, problema que vem crescendo assustadoramente nos últimos anos.

O objetivo principal é debater com servidores, magistrados e demais interessados questões relativas à saúde mental, ressaltando, assim, a valorização da vida, ponto chave na prevenção ao suicídio. Para isso, algumas ações estão sendo promovidas, como rodas de conversa, panfletagem e intervenções.

O convite especial para os magistrados e servidores do Judiciário é para a intervenção psicossocial “Um diálogo sobre a prevenção ao suicídio”, que será realizada nesta sexta-feira (22), no auditório do prédio-sede do Tribunal, às 10h. O diálogo será mediado pelos psicólogos do quadro do Tribunal, Tatiana Dias de Carvalho e Railson Rodrigues.

Nessa terça-feira (19), integrantes da Divisão Psicossocial e Diretoria de Recursos Humanos estiveram na Penitenciária Feminina, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, realizando uma intervenção com conversa voltada para ações de valorização da vida.

SETEMBRO AMARELO – O Setembro Amarelo é uma campanha iniciada em 2014, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Assim como em vários locais do país, o prédio-sede do Tribunal de Justiça do Maranhão foi iluminado na cor amarela, chamando atenção para a campanha.

De acordo com a ABP, o suicídio é um problema de saúde pública e vários fatores podem impedir a detecção precoce de uma possível ocorrência, como exatamente o tabu no diálogo sobre o tema. A dificuldade em buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção sobre o assunto por parte da sociedade e a ideia errônea de que o comportamento suicida não é um evento frequente condicionam barreiras para a prevenção. Superar esse tabu, abrindo espaço para que se fale e reflita sobre a temática, é fundamental para que a prevenção seja bem-sucedida.

“Um diálogo sobre a prevenção ao suicídio”

QUANDO: Sexta-feira, dia 22, às 10h

ONDE: Auditório do prédio-sede do TJMA – Praça Pedro II

MEDIADORES: Tatiana Carvalho e Railson Rodrigues


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.