Foi realizada, nesta segunda-feira, 07, uma reunião no escritório do senador Roberto Rocha, em São Luís, com uma comissão formada por representantes da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Cerrado Maranhense (AEACEMA) e da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Estiveram em pauta assuntos ligados à atualização do Plano Diretor de Balsas que vão impactar diretamente na economia do município e regiões vizinhas.

Sobre a UFMA, foram tratados assuntos relativos aos investimentos para a finalização das obras em andamento no Campus de Balsas, como instalação de rede elétrica e urbanização (calçamento de ruas, calçadas, etc.).

Os engenheiros agrônomos e empresários Eduardo Hamann e Rita de Cássia Cunha (AEACEMA) trataram com o senador também sobre a implantação do primeiro perímetro irrigado na região, voltado para a fruticultura, a ser executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco  e Parnaíba (Codevasf) e a participação de Balsas nos Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rio Parnaíba e do Rio Balsas,  por meio de um Convênio entre a AEACEMA e a CODEVASF.

Também foi abordada a necessidade de finalização das obras e de equipamentos para a indústria do pescado, já construída no Distrito Industrial de Balsas. “A psicultura tem sido uma atividade em desenvolvimento na região, e o frigorífico é importante para agregar valor a essa produção”, afirmou Eduardo Hamann. De acordo com o senador, o projeto para o beneficiamento de pescado já tem garantido um caminhão baú climatizado que se encontra no galpão da Codevasf.

Outro importante assunto tratado foi a modificação do sistema viário da cidade, com foco na melhoria da mobilidade urbana. Foi solicitado apoio à execução de um trecho prioritário do novo Anel Rodoviário de Balsas, que começa na MA-006, atravessa a MA-140 (Anel da Soja) e chega até a BR-230, para retirar do centro da cidade o intenso tráfego de veículos pesados que transportam a produção agrícola da região.

Na oportunidade também foi abordada a construção de um complexo esportivo para o município. O senador já recebeu uma sugestão de ante-projeto para tal pleito, incluindo um estádio, um ginásio poliesportivo e uma piscina semi-olímpica. Representando a UFMA, integraram a comissão o prefeito da Cidade Universitária (UFMA-São Luís) Deivid Ferreira, responsável pelas obras nos CAMPI de todo o estado, o professor Francisco de Assis Conceição, diretor do Campus da UFMA Balsas e o advogado Cláudio Roberto Marques, procurador jurídico da Universidade.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.