Marcelo Poeta luta por cursos preparatórios grátis para estudantes das escolas públicas 

O vereador Marcelo Poeta (PC do B) protocolou e a Câmara Municipal de São Luís aprovou, em plenário, indicação solicitando que o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Educação (Seeduc) – realize estudos os estudos técnicos para implantar cursos preparatórios, para vestibulares e concursos públicos e beneficiar alunos oriundos de escolas públicas estaduais.

No pedido encaminhado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal ao governador Flávio Dino e ao secretário da Seeduc, Felipe Camarão, o vereador Marcelo Poeta esclarece que para ter direito aos cursos preparatórios para vestibulares e concursos, os estudantes são obrigados a comprovar, no ato da matrícula, que estudaram nas escolas públicas estaduais do Maranhão.

Marcelo Poeta sugere que além do vestibular, a Secretaria de Estado da Educação ofereça preparo técnico para os concursos públicos. “A ideia e implantar cursos voltados aos estudantes de baixa renda, da rede pública de ensino, que estão concluindo o ensino médio e querem se preparar para o ENEM,   vestibulares e para os concursos públicos”, disse o vereador comunista.

O parlamentar entende que o Governo do Estado deve investir na ampliação dos cursos preparatórios. Segundo ele, vários estudantes maranhenses aguardam esta oportunidade para se prepararem melhor para a sequência da vida escolar, que na maioria das vezes é prejudicada, porque os jovens não têm condições financeiras para pagar a caras mensalidades dos cursinhos.

Vereador Ricardo Diniz acompanha entrega de escolas municipais reformadas


No último sábado (12), o vereador Ricardo Diniz (PCdoB) acompanhou a entrega da reforma das Unidades de Educação Básica (U.E.B) Menino Jesus de Praga e Tom e Jerry, no Planalto Vinhais II em São Luís. Como membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Ricardo Diniz agradeceu o convite do prefeito Edivaldo Holanda Júnior para participar da reinauguração das escolas.

“Estamos sempre empenhados em contribuir para a melhoria da infraestrutura e da qualidade do ensino das escolas municipais. Em 2013 enviamos um requerimento à Prefeitura solicitando a instalação de ar-condicionado nas
escolas do município, verifiquei que as UEB Menino Jesus de Praga e Tom e Jerry foram climatizadas e espero que o programa de reforma das escolas continue proporcionando conforto para alunos e professores”, ressaltou o
vereador.

Estiveram também prestigiando a entrega das escolas reformadas o vice-prefeito Júlio Pinheiro e o presidente do SINDUSCON-MA Fábio Nahuz. Na semana, em que foi comemorado o Dia do Estudante, Ricardo Diniz destacou a importância do ensino como caminho para a formação de cidadãos, “o ensino é a chave para qualquer transformação na sociedade. Buscamos colaborar para um futuro de jovens esperançosos, ajudando a melhorar os indicadores educacionais  do Maranhão”, concluiu Ricardo Diniz .

Câmara aprova audiência pública proposta por Cézar Bombeiro para debate sobre quadras poliesportivas e campos de futebol na capital

O plenário da Câmara Municipal aprovou por unanimidade, requerimento de autoria do vereador Cézar Bombeiro (PSD), solicitando a realização de audiência pública para um amplo debate com as comunidades  de São Luís sobre “As Quadras Poliesportivas e os Campos de Futebol Amador da nossa Capital.

A iniciativa do vereador é decorrente de que dezenas de quadras e campos de futebol estão completamente abandonados. Observa ele que “foram construídas para proporcionar lazer e competições esportivas diversas a juventude”.

Em continuidade a sua argumentação o parlamentar social democrata diz que “por falta de acompanhamento e investimentos que deixaram de ser aplicados, além de que em muitos casos não foram feitos acordos com as comunidades, quanto a fiscalização e manutenção e que deveria  existir uma corresponsabilidade entre o poder pública e a comunidade”.

Para o vereador do PSD, a verdade é que quadras e campos se constituíram como instrumento de politicagem, o que em muitos casos gerou conflitos e em outros a Prefeitura de São Luís, simplesmente abandonou as obras.

 Cézar Bombeiro com a audiência pública pretende propor a recuperação e reformas de quadras e campos de futebol nas comunidades e a formação de um comitê gestor para fazer a administração com a participação comunitária e a gestão pública com números idênticos de membros, reservando-se espaços para os segmentos jovens dos bairros. O vereador entende que é necessário se dar responsabilidade aos comunitários, mas o poder público não pode se omitir dos seus deveres, destacou Cézar Bombeiro.

Parceria entre Paulo Victor e secretário de urbanismo deve trazer melhorias nas áreas de esporte e lazer para o Tibirizinho

O Vereador de São Luís Paulo Victor (PROS), se reuniu na tarde de segunda-feira (14) com o Secretário Municipal de Habitação e Urbanismo, Mádison Leonardo Andrade Silva.

A conversa entre o vereador e o secretário foi no intuito de formar parceria, a partir de emendas parlamentares de Paulo Victor e de recursos por parte da Prefeitura de São Luís para trazer melhorias ao bairro do Tibirizinho, na Zona Rural de São Luís.

O Vereador Paulo Victor fez varias solicitações, entre elas: Academia ao ar livre, mesa com tabuleiro para jogo de dama e xadrez, pontos de Wi-Fi, bancos de concreto, e reforma da quadra poliesportiva, como garantia da prática de esporte e lazer a comunidade.

O secretário ficou de analisar e atender as demandas o mais breve intervalo de tempo possível.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog da Sílvia Tereza O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) fez, na sessão desta terça-feira (23), ...
A Prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo (PCdoB) se fez presente e participou de mãos ...
O modelo de ensino integral implementado no Maranhão tem sido bem-sucedido, de acordo com uma pesquisa ...
Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...
Blog O Estado O empresário e pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos bloqueou ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.