A iniciativa visa aumentar o estoque de sangue do Hemomar e reforçar a importância de doações periódicas

Começou nesta quarta-feira, 12, a campanha ‘Rosário Vermelho’, que tem por objetivo sensibilizar os moradores de Rosário para a importância da doação de sangue, para manter o estoque de bolsas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A ação aconteceu nos dias 12 e 13 de Julho, na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, das 8h às 17h.

Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,8% da população brasileira tem o hábito de doar sangue, o que faz com que os estoques nos centros especializados estejam quase sempre abaixo da média necessária. Esta é uma realidade comum em todos os estados brasileiros e justifica a realização de campanhas como a ‘Rosário Vermelho’, que pretende arrecadar 200 bolsas de sangue. “Queremos contribuir com o aumento nos estoques do Hemomar, pois sabemos que a demanda é muito grande e o número de doadores regulares ainda é baixo”, ressalta a prefeita Irlahi Moraes (PMDB).

‘Rosário Vermelho’ é fruto de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com a organização Jovens Unidos Lutando Pela Comunidade (JULPEC) e o Hemomar. Segundo a assistente social responsável pelas coletas externas do Centro de Hematologia e Hemoterapia, Valma Costa, ações como esta são de extrema importância, pois a demanda por bolsas de sangue é permanente. “Inclusive, muitos rosarienses e moradores de outros municípios do Maranhão se deslocam para São Luís em busca de tratamentos. Daí ser muito importante mantermos nosso estoque abastecido e as campanhas funcionam bem para sensibilizar as pessoas para o ato de doar”, destaca.

Foi o caso da dona de casa Francineide Gomes, de 28 anos. Movida por uma campanha, ela decidiu saber como era a logística de doação. “Percebi que era muito simples ajudar ao próximo, então decidi me tornar doadora periódica”, revela.

Campanha

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário a autorização dos pais e/ou responsáveis. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e

não estar de jejum. “Também é importante levar documento de identidade com foto”, finaliza Valma Costa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.