Senador esteve em três países para apresentar as riquezas e potenciais turísticos do litoral maranhense

O senador Roberto Rocha (PSB-MA) retornou nesta terça-feira (20) de uma missão oficial na Europa, onde se reuniu com autoridades da Suécia, França e Espanha para apresentar o potencial turístico da região Nordeste, sobretudo, do Maranhão. Ao cumprir agenda institucional durante sete dias, a convite do ministro da Defesa, Raul Jungmann, o parlamentar maranhense apresentou o projeto Rota das Emoções — que é um complexo turístico formado pelos Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE), envolvendo no total 14 municípios.

Presidente da Frente Parlamentar da Rota das Emoções, o senador Roberto Rocha começou a buscar no exterior novas parcerias para fomentar o desenvolvimento sustentável na região, em prol da população local e dos turistas. “O Maranhão possui riquezas paradisíacas e é uma das regiões mais belas do mundo, mas é muito pouco explorada e quase não dá retorno econômico e social, além de não gerar um potencial de empregos aos moradores da região”, afirmou o senador.

Ao conversar com o presidente da empresa SAAB (fabricante sueca de aeronaves militares) e com autoridades do parlamento sueco, Roberto Rocha descreveu que eles se surpreenderam com as riquezas dessa faixa do litoral brasileiro. “A SAAB ficou entusiasmada em patrocinar um standexclusivo no Brazilian Day Estocolmo, em agosto, onde serão expostos a riqueza cultural do Maranhão, como a música, o Bumba meu boi, a culinária, os costumes do nosso povo, como forma de promover o Maranhão e chamar os turistas internacionais para conhecer as nossas belezas naturais mais diversas possíveis”, explicou o senador.

Em Paris, Roberto Rocha lembrou que a capital francesa é o destino campeão de turistas do mundo e que o sucesso dessa atividade gera excelentes resultados econômicos ao povo francês. “A maior atividade econômica da França é o turismo. Ela está à frente da indústria, da produção rural. Não estou comparando o nosso Estado com a França, mas o Maranhão necessita de uma política séria voltada para o turismo, valorizando primeiramente as nossas raízes históricas e investindo mais em infraestrutura, estradas, portos, aeroportos, além de melhorar os acessos logísticos nas localidades turísticas”, disse o senador maranhense.

ROTA NO CAMINHO INTERNACIONAL

Nos próximos dias, Roberto Rocha deve-se reunir com os demais senadores do Maranhão e com os colegas do Piauí e do Ceará para discutir o aprimoramento de um plano nacional para alavancar o turismo na região litorânea dos três estados. “Pelo menos seis milhões de turistas visitam anualmente a Espanha e no Brasil esse número não chega a dois milhões. Como pode um país com dimensões continentais como o nosso, com tantas belezas, paisagens e riquezas, ser tão fraco no turismo?”, indagou Roberto Rocha. Na avaliação dele, o que falta são investimentos, parcerias e uma melhor divulgação dos destinos brasileiros. “O Maranhão e o país inteiro precisam ser reapresentados ao mundo, através de iniciativas como a que estamos promovendo na Suécia. Ao tomar conhecimento da nossa cultura e das riquezas naturais que possuímos, milhares de grupos turísticos estrangeiros poderão visitar a nossa região e a consequência será o aumento da circulação de dinheiro, geração de emprego e renda, além de melhorias para a população local”, finalizou Roberto Rocha.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.