Ao se pronunciar em sessão solene na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira, 14, a deputada Graça Paz deu destaque ao empenho do senador Roberto Rocha em trazer, para o Maranhão, uma unidade do DNOCS – Departamento Nacional de Obras contra as Secas.

Graça Paz participava de uma solenidade que concedeu à presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, o título de Cidadã Maranhense, em sessão realizada no Plenário Nagib Haickel, e ressaltou a importância da presença, no Maranhão, de unidades regionais dos órgãos do governo federal para atuar de forma mais efetiva, promovendo o incentivo para pequenos agricultores, fornecendo assistência técnica e condições para escoamento de produção, etc.

O DNOCS é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Integração Nacional e com a sede da administração central em Fortaleza. No Maranhão, são de responsabilidade do órgão as barragens do Pericumã, em Pinheiro, e do Flores, entre Joselândia e Santo Antônio dos Lopes, além dos distritos de irrigação de Flores e Tabuleiro de São Bernardo.

Apesar da existência de unidades regionais do órgão em todos os estados do Nordeste, não há uma no Maranhão. “Para tratar de qualquer problema das localidades de responsabilidade da instituição, é preciso viajar à Fortaleza (CE). É uma incoerência”, disse a deputada, que destacou o empenho do senador Roberto Rocha em corrigir a situação. “A convite do senador, esteve em nosso Estado o Senhor Ângelo Guerra – diretor geral do DNOCS, que veio participar do II Seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, em Pedreiras, após sobrevoar, com Ângelo Guerra, a Barragem do Rio Flores, o senador discutiu e acertou com ele a criação de unidade regional do DNOCS no Maranhão”.

Graça Paz também ressaltou a importância da Codevasf, para promover o desenvolvimento dos municípios maranhenses, e lembrou que é do senador Roberto Rocha o projeto de lei que propõe expandir a atuação da Codevasf, que hoje atua em 147 municípios maranhenses, para atender a todo o estado. O projeto já foi aprovado pelo senado e tramita na Câmara de Deputados com total apoio da bancada maranhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.