Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

Temer é vítima de uma conspiração

Política
 

Por Reinaldo Azevedo

Pedro Ladeira/Folhapress
Presidente Michel Temer diz que não irá renunciar à Presidência durante pronunciamento no Palácio do Planalto, em Brasília
Presidente Michel Temer diz que não irá renunciar à Presidência durante discurso no Palácio do Planalto

Pesquisem a etimologia da palavra “conspiração”. Lá está o verbo “spiiro”, que significa “soprar”, “respirar”, mas também “emitir um odor”. A conspiração, então, é uma teia de sopros, respiros e odores subalternos. Metaforicamente, é o cochicho das sombras. Cecília Meireles soube trabalhar tal origem no seu magnífico “Romanceiro da Inconfidência”. Pesquisem a respeito.

É claro que o presidente Michel Temer está sendo vítima de uma conspiração meticulosa e muito bem-sucedida. Todos sabem que os irmãos Joesley e Wesley Batista eram íntimos e grandes beneficiários do regime petista. Aliás, dava-se de barato: querem pegar o PT? Então peguem a JBS. A coisa ganhou até tradução popular. Que jornalista não foi indagado no táxi sobre uma suposta fazenda de Lulinha, em sociedade com a JBS? Que se saiba, tudo conversa mole. Nunca houve.

Mas a dupla caiu na rede da Lava Jato. Os irmãos foram assediados pela força-tarefa. Sabe-se lá com quantas ameaças. Como não devem ter memória muito limpa do que fizeram nos verões passados, resolveram “colaborar”. Mas não com uma delação premiada no molde Marcelo Odebrecht. Não!

Empregou-se a tática aplicada no caso Sérgio Machado, aquele que se dispôs a gravar peixões da República. Com a mesma generosidade. Em troca, os filhos de Machado nem processados foram. O criminoso pegou dois anos e três meses de cadeia em sua mansão, em Fortaleza.

Aos irmãos Batista se ofereceu ainda mais: “Entreguem o presidente da República, apelando a uma conversa induzida, gravada de forma clandestina. Façam o mesmo com o principal líder da oposição, e vocês nem precisarão ficar no Brasil, sentindo o odor dessa pobrada, que vai pagar o pato. Nós os condenaremos a morar em apartamento de bilionário em Nova York. Impunidade nunca mais!”

Querem saber?

Sim, sou grato ao Ministério Público Federal e à tal força-tarefa. Oh, sim, também pelos relevantes serviços prestados no combate à corrupção. Lembrando o cineasta Bertolucci, sob o pretexto de caçar tarados, vocês ainda chegam ao fascismo, valentes! Avante, “giovinezza, giovinezza,/ Primavera di bellezza/ (…)/ Per Janot, Dallagnol, la mostra Patria bella”.

Sim, sou grato a todos os Torquemadas e Savonarolas da política porque admitem, na prática, agora sem nesga para contestação, que eu estava certo. Os procuradores têm um projeto de poder e estão destinados a refundar a República. E, por óbvio, seu viés é de natureza revolucionária, não reformista. Em recente prefácio que escreveu, o juiz Sergio Moro alcançou voos condoreiros: haverá dor.

Sim, sou grato a esses patriotas porque, quando afirmei, há meses, que a direita xucra estava se juntando a alguns porras-loucas, com poder de polícia, para devolver o poder às esquerdas, alguns tentaram me tachar de maluco. Perdi amigos –não por iniciativa minha. E, no entanto, tudo está aí, claro como a luz do dia.

Então vamos ver. O presidente Michel Temer disse que não renuncia. Sim, ele é um político, é hábil, é consciencioso e certamente saberá avaliar, de forma criteriosa, as circunstâncias. Estas são sempre boas conselheiras dos prudentes. Como ele próprio lembrou, trechos de gravações vêm a público naquele que é o melhor momento do governo.

No breve pronunciamento que fez nesta quinta, Temer subiu um pouco o tom —ou o som— que lhe é habitual. Havia uma irritação extrema, mas contida (como é de seu feitio). A tensão era óbvia.

O Brasil está pronto para ser o território livre do surrealismo jurídico.

Ali falava um presidente da República, ninguém menos, a negar a renúncia, mas sem saber do que era acusado. Tinha consciência, sim, de que o relator do petrolão no STF, Edson Fachin, já havia aceitado o pedido de investigação. Mas ele próprio não tinha ouvido nada. O conteúdo já foi liberado.

Ali falava um presidente da República, ninguém menos, que lutava para não ser refém do Terror Jurídico em curso no país. Sob o pretexto de “cassar tarados”.

O Brasil afunda, e a esquerda deita e rola.

11 comentários em “Temer é vítima de uma conspiração”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. sergio

    Claro! Só um burro que nao sabe que isso foi armação de Lula e PT, esse dono da JBS é um ladrão de primeira se uniu a maior quadrilha do pais pra tentar tirar o foco do chefe da quadrilha.

  2. mac

    CONSPIRAÇÃO MEU CLARO BLOGUEIRO!? E PODE ACREDITAR, A GLOBO NA NELA, HAJA VISTO QUE FOI A A PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO A NOTICIAR O CASO. SERA? HUMM SEI NÃO

  3. Ws

    O Brasil está afundado cada vez mais com esses corruptos…Michel Temer é um deles…Temos que ter direta já!!
    Sinão quem sai perdendo somos nós brasileiros. Quer dizer já estamos perdendo!!

  4. Daniel

    O Presidente da República é uma vítima? Vítima são os mais de 170 milhões de brasileiros que vivem sob o regime desses bandidos, tudo após o fim do regime militar(na época do presidente João Figueiredo) e da institucionalização da democracia, com o governo Sarney. Logo com quem, né?
    Desde a época do governo Sarney até hoje que o Brasil e os brasileiros vivem sendo constantemente os mais prejudicados com essa corja de bandidos que lá estão, por culpa de nós mesmos, que os elegemos.
    Se o nosso país fosse realmente sério e e de respeito, Sarney, Collor, FHC, e principalmente: Lula, Dilma e Temer já estariam presos e condenados pelos inúmeros crimes que cometeram contra o país.
    Por isso que, agora dou a plena razão ao meu avô, que sempre falou: tempo bom era o dos militares(exceto a forma exagerada em alguns momentos), pois havia respeito, as leis eram rigidamente cumpridas, não havia corrupção e tanto bandido, pois caso contrário eram severamente punidos.
    E pelo visto, creio que não está demorando muito para que os militares tomem conta do país, com essa corja de bandidos que ai estão na direção do país, na legislação das leis e no judiciário.

  5. João Carlos

    Não resta dúvidas de que há algo de podre nessa história, principalmente quando se sabe da íntima relação da JBS com a família Lula. Mas falar em complô, conspiração? Eu já li e ouvi muito o Reinaldo Azevedo, mas ultimamente, tenho usado um mega filtro quando ouço ou leio suas opiniões. Tá estranho o rumo que seus escritos tomaram desde que Temer assumiu a presidência. Por outro lado, concordo com ele que é estranha essa história de delação premiada em que o delator nem aparece no rol de denunciados. Aceito que o sujeito tenha pena reduzida ou até prisão domiciliar, mas total isenção da pena é uma afronta. Mas dizem que isso já aconteceu aqui mesmo nas nossas barbas, nestas terras de Gonçalves Dias. Contam as más línguas que o atual prefeito de Anajatuba recebeu o mesmo tratamento que os donos da JBS: nem foi citado. No entanto, sua empresa teria sido uma das fornecedoras que abasteceu o esquema da máfia da A4, que levou à cassação do ex-prefeito daquela cidade. As delações já prestaram bons serviços à justiça, mas não me sinto confortável em saber que os que hoje são tidos como arautos da lisura, por delatarem o esquema, até pouco tempo eram igualmente responsáveis por toda a sujeira e saem sem nenhum antecedente.

  6. Ronaldo Sousa

    Vitima? Ele que é o conspirador.

  7. GEOVANE AMARAL

    Temer é uma vítima? Que ridículo. Entendo que Reinaldo Azevedo diga que Lula também foi favorecido com dinheiro da JBS, mas escrever que o “inocente” Temer foi vítima de conspiração, é o mesmo que defecar pelos dedos. Esse jornalista é altamente tendencioso e não é contra a corrupção. Ele é contra o PT.
    Reinaldo Azevedo, que é altamente egocêntrico, não está contra a bandidagem. Ele está contra o PT.
    A bíblia conta uma história de uma mulher adultera que foi levada para ser julgada por Jesus. Naquela época a hipocrisia era tão grande que levaram a adúltera, mas não levaram o homem que adulterou com ela. Hoje é a mesma coisa. Querem condenar o Lula, mas querem absolver Temer, Aécio, Serra, Alckmin.
    Será que não há 2 pesos e 2 medidas pra falar do PT e do PSDB? Se as gravações fossem sobre Lula, a mídia teria arrumado um jeito de estimular o vandalismo e todo tipo de manifestações nesse país.

  8. JUSTIÇA

    Quanta Hipocrisia .

  9. Julio Pereira

    Te cuida LC… Tio Dino te pega….

  10. Sepúlveda

    Conspiração foi o que ele fez pra usurpar o poder. Traidor acaba assim. Só na cabeça de um jumento que Lula, Dilma, Janot e Globo estão juntos conspirando, bobagem sem sentido.

  11. Magnusson

    Gravação vai mequetrefe, na próxima ver se armam coisa melhor.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários






  • Enquetes
    Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.
  • Conheça a Creche Escola Luluzinha
  • Roney Costa Fotografia
    (98) 98849-9734

  • AS MAIS VISTA DA SEMANA

  • Contatos

    E-mail: assessoriaavancada@live.com
    Telefone: 98 3236-1351
    Celular: 98 98722-6094

    Arquivos

    Posts ordenados por data de publicação.