O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) repudia, com extrema indignação e veemência, o episódio de abuso sexual sofrido por uma Técnica em Enfermagem, como registrado em Boletim de Ocorrência na Delegacia Especial da Mulher (DEM), na capital maranhense, na tarde desta terça-feira (16).
De acordo com informações da DEM, a profissional sofreu os abusos por parte de um médico endocrinologista durante uma consulta em uma clínica localizada no bairro Anjo da Guarda. A vítima descreveu no boletim de ocorrência que, enquanto era examinada, o médico praticou diversos atos libidinosos e percebeu que o mesmo ficou com as calças abertas durante o procedimento.
Diante dos fatos relatados à delegacia, o Coren-MA vem a público repudiar o comportamento odioso do médico que não atinge apenas uma paciente, mas todas as Mulheres e a luta de diversas representantes da sociedade civil de todo o país pelo fim da violência de gênero.
Para o Coren-MA, os abusos praticados nesse caso vão contra os princípios fundamentais de um profissional que assume o compromisso de cuidar de outro indivíduo. O Conselho considera inaceitável que essa forma de machismo recaia sobre uma Mulher em qualquer situação e, principalmente, durante uma consulta, momento em que se busca assistência especializada e se deposita total confiança num profissional que deve prezar pela integridade física e o bem-estar dos seus pacientes.
Por isso, neste momento de consternação para a vítima, toda a classe da Enfermagem e a sociedade em geral, reclamamos não somente a aplicação das punições legais para crimes como esse, mas também a conscientização sobre a violência de gênero em todas as esferas da sociedade.
Por fim, o Coren-MA reitera o seu compromisso no fortalecimento à prevenção aos casos de violência contra a Mulher e oferta o apoio jurídico necessário à vítima.

JHONNY MARLON CAMPOS SOUSA,
Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão
Em nome do plenário do Coren-MA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.