Se não for condenado e preso na operação Lava Jato, o ex-presidente Lula caminhará tranquilo para retornar ao comando do Palácio do Planalto. Pelo menos é o que aponta toda e qualquer pesquisa. Aqui no Maranhão ele tem o apoio dos dois maiores grupos políticos: Roseana e Flávio Dino.

Desde a primeira eleição de Lula presidente, ele contou com o apoio do então senador José Sarney e da filha Roseana, que à época chegou a ensaiar ser candidata também, mas acabou sendo atropelada pelo caso Lunus.

No cargo de governadora, Roseana apoiou a primeira eleição de Lula e o fez na seguinte. Flávio Dino, naquele período, era apenas um juiz federal. Talvez nem conhecesse pessoalmente o ex-presidente.

Na última eleição de Roseana no Maranhão, em 2010, Lula esteve no palanque da filha de Sarney, enquanto a presidente Dilma já simpatizava com o candidato Flávio Dino, que foi derrotado logo no primeiro turno.

Em 2014 Flávio Dino ficou entre Aécio Neves e Dilma. Ganhou para governador no primeiro turno, sem a participação direta de Roseana na campanha de Edinho Lobão. Dino pulou para o barco de Dilma só depois que as pesquisas confirmavam a vitória da petista, ainda que por diferença pequena.

Agora em 2018, se Roseana for candidata, não é seguro afirmar que Lula virá para o palanque comunista. Dilma, sim, estará aqui ao lado do governador.

O colunista político, Ricardo Noblat, do jornal O Globo informou ontem que o senador José Sarney cultiva Lula, com quem estaria se encontrando. Lula subirá no palanque de Sarney no Amapá, onde as pesquisas apontam que o ex-cacique da política maranhense sairá vitorioso.

Mas e aqui no Maranhão? É bem provável que Lula não declare apoio oficial para Roseana e nem para Dino. Ainda assim, o ex-presidente terá o apoio aberto dos dois. É aguardar e conferir!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.