Secretária Luiz OliveiraSecretária Luiz Oliveira

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) fechou o ano de 2012 com saldo positivo na promoção, garantia e articulação das políticas públicas de Direitos Humanos e Assistência Social no Maranhão.

A secretária Luiza Oliveira lembrou a importância do ano de 2012 para a Sedihc. “O ano foi fundamental, pois passamos por uma reformulação estrutural com a decisão do governo, que atribuiu à Sedihc a área da Assistência Social do Estado. A nossa responsabilidade aumentou, mas o nosso compromisso em dar a cada maranhense mais cidadania permaneceu o mesmo”, enfatizou Luiza Oliveira.

Além do Procon, que já fazia parte da Secretaria, com a reestruturação, também ficaram sob responsabilidade da Sedihc a Gerência do Viva Cidadão e a Fundação da Criança (Funac). Todos os órgãos vinculados também apresentaram êxito em suas atividades de 2012.

Segundo Luiza Oliveira, grandes projetos de promoção dos Direitos Humanos foram executados ano passado. A Caravana da Liberdade, em Codó; Ação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil com a Caravana do Nordeste; Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; Galeria de Direitos Humanos, Seminário Acessibilidade em Cidades Históricas; Mostra de Cinema e Direitos Humanos; Cine Direitos Humanos nas Escolas; Implementação do Núcleo de Combate ao Tráfico de Pessoas; Mutirões do Registro Civil de Nascimento, além do I Encontro Estadual de Direitos Humanos do Maranhão, entre outros.

“No primeiro Encontro Estadual de Direitos Humanos foram discutidas, em palestras e oficinas, meios de validação do Programa Estadual de Direitos Humanos, etapa necessária para que o Maranhão possa seguir uma agenda nacional e internacional de discussões sobre o assunto”, destacou Luiza Oliveira.

Em 2012, foram lançados o II Plano Estadual de Combate à Tortura e o II Plano Estadual de Combate ao Trabalho Escravo. As reuniões regulares da Comissão Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo também pautaram as discussões acerca das evoluções da temática durante todo o ano, sempre presidida pela secretária Luiza Oliveira.

Na área da Assistência Social, muitas conquistas, entre elas a aquisição de um veículo para o Conselho Estadual de Assistência Social. Foram realizados, entre eles, o II Encontro Regional de Monitoramento das ações da Política de Assistência Social nas Regionais de Balsas, Imperatriz e Barra do Corda.

A Sedihc, por meio da Superintendência de Gestão do SUAS, realizou ainda durante o ano de 2012 capacitações sobre “Gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.

Viva Cidadão

Em 2012, o Viva Cidadão atingiu a marca de mais de 21 milhões de atendimentos em todo o Maranhão. Criado em 1998, o Viva Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direito Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), passou, recentemente por uma transformação, se tornando uma Gerência, modelo administrativo do Executivo. A mudança deu mais autonomia aos Vivas que já comemoram os bons resultados, sobretudo, no atendimento prestado à população.

Segundo pesquisa realizada ano passado pelo órgão, baseada em dados colhidos por quase 60 mil pessoas, 76,78% da população consideraram ótimo o atendimento nos Vivas. Já 21,89% classificaram o atendimento como bom e menos de 1,5% acharam o atendimento do órgão regular.

“O Governo do Estado está trabalhando para que o maranhense tenha cada vez mais acesso aos seus direitos, prova disso é o fortalecimento dos Vivas e o resultado do trabalho desempenhado pelas equipes. A Sedihc, agora responsável pela Gerência do Viva Cidadão, continuará empenhada para garantir mais cidadania a toda a população”, destacou a secretária.

Procon

A nova sede da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) foi inaugurada, na rua do Egito, Centro, garantindo mais conforto e mais qualidade no serviço prestado aos consumidores. “Avançamos na qualidade da fiscalização e qualificamos cada vez mais o atendimento”, destacou Luiza Oliveira.

Em 2012, o Procon fez mais atendimentos do que todo os anos de 2011, 2010 e 2009. De acordo com dados do órgão e do Ministério da Justiça, só no ano passado foram realizados mais de 30 mil atendimentos em todas as unidades do Procon.

“Para se der uma ideia, durante todo o ano de 2011 foram pouco mais de 13 atendimentos, em 2012 passamos a casa dos 30 mil. Um avanço não só dos números, mas da abrangência do órgão, dando assim mais garantia aos consumidores maranhenses”, informou o gerente do Procon, Kleber José Moreira.

Funac

Em 2012, a Fundação da Criança foi inaugurada a Moradia “Centro da Juventude Nova Jerusalém”, localizada no Monte Castelo. No local, está sendo executado o programa de semiliberdade de socioeducandos em São Luís.

De acordo com a secretária Luiza Oliveira, a nova moradia está em conformidade com a Lei 12.594, que institui as normas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). “A lei solicita que as unidades de semiliberdade funcionem em residências para permitir o acolhimento e efetuar os direitos humanos dos adolescentes. Na unidade, eles participam ainda da rotina da casa e da construção dos móveis, como camas e armários, graças ao aprendizado em oficinais de marcenaria”, afirmou a secretária.

Em 2012, a Sedihc conseguiu aditivar convênio com o Governo Federal, que assegura recursos para a construção de um Centro Socioeducativo para adolescentes em conflito com a lei, na cidade de Imperatriz, região Sudoeste do Maranhão.

O Centro Socioeducativo atenderá a região tocantina e será construído em conformidade com os parâmetros do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. Será financiado com recursos dos governos federal e estadual.

Informações da Secom


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.