Na última quinta-feira (29) o deputado Zé Carlos do PT cumpriu agenda parlamentar em duas atividades relevantes para o Estado do Maranhão.

Pela manhã, o parlamentar esteve no auditório Fernando Falcão, onde ocorreu o seminário para elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Superintendência de Gestão das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan), foi a responsável pela realização do evento.

Além do deputado Zé Carlos, participaram da mesa de abertura a presidenta da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, companheira de partido, Francisca Primo; o secretário-adjunto de Segurança Alimentar, Kleber Gomes; o representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Ribamar Araujo; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Eurico Fernandes da Silva; os representantes das Secretarias de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; da Agricultura, Pecuária e Pesca; do Trabalho e da Saúde; além do representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcos Dalfabro e do secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, que na ocasião anunciou a assinatura do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Planesam).

Em sua fala, o deputado Zé Carlos destacou as ações do mandato em prol da segurança alimentar no Maranhão. “Nosso mandato destinou, através de verba parlamentar, R$ 200 mil para as Casas Familiares Rurais no Maranhão (Arcafar NE/NO), para que sejam aplicadas em Centros de Formação, em forma de projetos agrícolas voltados para a segurança alimentar. Investimos também outros duzentos mil reais para as Famílias Agrícolas no Estado do Maranhão (Uaefama)”,informou o parlamentar.

Os municípios de Itapecuru-Mirim, Nina Rodrigues, Gonçalves Dias, Vitorino Freire e Pio XII serão um dos beneficiados diretamente pelas emendas.

O dia 29 marcou também as homenagens aos 40 anos de fundação da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema).  As atividades comemorativas aconteceram no auditório “Manoel Nascimento”, no Centro de Estudo Sindical Rural (Cesir), e reuniu vários dirigentes sindicais e personalidades que fizeram parte da construção das quatro décadas da Federação.

O deputado Zé Carlos do PT, convidado a participar da mesa de abertura, compartilhou a sua experiência parlamentar e as lutas que tem travado pela classe trabalhadora rural, com destaque para a agricultura familiar e pedagogia da alternância.

“Sabemos que estes versos populares são verdadeiros: ‘Se o homem do campo não roça, a cidade não almoça. Se o homem do campo não planta, a cidade não janta’”, concluiu sua explanação, acompanhado de uma salva de palmas dos presentes.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parlamentar também anunciou a convocação de secretários para prestar esclarecimentos O vereador Astro de Ogum (PCdoB) ...
Nesta segunda-feira (22), o deputado estadual Wellington do Curso participou da aula inaugural de curso de ...
Dois motoqueiros chegaram ao local e um deles desceu e foi logo atirando contra a vítima ...
Após tomar todas, o homem deixou claro que não iria pagar a conta por ser policial ...
O antigo campo de futebol Poeirão, em Cantanhede, ganhou status de Arena de Futebol. A extraordinária ...
Um assalto ocorrido em frente ao Shopping da Ilha, em São Luís, causou pânico e muita ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.