Edllázio Júnior

O jovem advogado Edllázio Júnior, eleito deputado estadual com 58.191 votos, ficou em sexto lugar na relação dos dez mais votados.

Entre eles estão ex-secretários que dominaram Pastas importantes ou verdadeiras fábricas de votos, filhos ou esposa de prefeitos de municípios que recebem somas fabulosas dos governos estadual e federal.

Os cinco primeiros colocados são Ricardo Murad, Raimundo Cutrim, Max Baros, Vianey Bringel e Gardênia Castelo.

Os três primeiros foram secretários de Saúde, Segurança e Infraestrutura. Vianey Bringel e Gardênia Castelo tiveram o apoio forte dos prefeitos de Santa Inês (esposo) e de São Luís (pai). Uma disputa desigual. Cinco gigantes.

Os outros cincos colocados são Edilázio Júnior, Victor Mendes, César Pires, Cleide Coutinho e Edson Araújo. O primeiro se articulou desde cedo com lideranças políticas, com ou sem o apoio da sogra Nelma Sarney e ainda perdeu prefeitos na reta final para alguns concorrentes mais endinheirados

Edilázio obteve mais de sete mil votos na capital, que descaracterizam qualquer apoio familiar. Foi à luta em municípios onde os prefeitos que o apoiaram sofrem desgastes profundos, a exemplo de Paço do Lumiar e mais outros três. Trabalhou no corpo a corpo e convenceu a maior fatia do bolo eleitoral.

Victor Mendes tem o pai, Filuca Mendes, ex-prefeito de Pinheiro e atualmente secretário de Cidades, uma fábrica de fazer votos.

César Pires, o sétimo colocado, dirigiu a poderosa Secretaria de Educação, outra máquina forte capaz de eleger qualquer um.

Cleide Coutinho, que tem patrimônio de mais de R$ 26 milhões, tem o esposo Humberto Coutinho prefeito de Caxias, que deu em 2006 a maior votação e a vitória para o deputado federal Flávio Dino.

O décimo, Edson Araújo, se elegeu com a poderosa Federação dos Pescadores do Maranhão, se utilizando do Seguro Defeso, uma especie de Bolsa Família redobrada.

Conheci Edilázio Júnior, no curso final da campanha por intermédio de um amigo comum. Logo percebí a larga diferença entre ele e o deputado Carlos Filho, que foi reeleito com a poderosa ajuda da governadora Roseana Sarney, de quem é ex-genro e pai das filhas de Rafaela, filha da governadora.

Edilázio ganhou ainda de candidatos ricaços como Rigo Teles (tinha duas aeronaves na campanha de deputado estadual) Marcos Caldas.

O jovem deputado eleito para o primeiro mandato, como pude comprovar, tem estilo próprio, vontade de ser o futuro na política maranhense e sabe se articular com o dom das palavras. Arrisco a dizer que deve ser um dos bons oradores na nova legislatura. Podem anotar!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.