A 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude encaminhou uma Notificação Judicial às secretarias de Saúde do Estado e do Município de São Luís , bem como aos seus titulares, José Márcio Soares Leite e Gutemberg Fernandes de Araújo, a respeito da situação das UTIs neonatais e pediátricas na capital.

Há uma decisão judicial que condenou o Estado do Maranhão e o Município de São Luís a garantirem a ampliação da quantidade de leitos de UTI, seja por oferta direta ou comprados na rede privada. Em caso de inexistência de leitos, cabe ao Estado encaminhar o recém nascido ou a criança para tratamento em outro Estado, inclusive com transporte aéreo.

Casos recentes, no entanto, demonstram que Estado e Município não têm cumprido com suas obrigações. “ A demora na transferência do recém nascido ou criança para o leito de UTI prejudica a proteção integral dos interesses e direitos infanto-juvenis, em especial o direito à própria sobrevivência da criança em situação de risco”, ressaltou o promotor de Justiça Márcio Thadeu Silva Marques, autor da notificação.

O objetivo da notificação é, justamente, dar ciência aos secretários sobre a possibilidade de responsabilização civil e pessoal dos gestores nos casos em que crianças e adolescentes forem lesados ou ameaçados pela falta ou oferta irregular dos serviços. Para o promotor, isso representa um ferimento explícito do princípio constitucional da prioridade absoluta dos direitos de crianças e adolescentes.

A falta da prestação desse serviço também pode levar à condenação dos gestores por dano moral coletivo causado a toda a população infanto-juvenil de São Luís.

No documento, o promotor Márcio Thadeu Silva Marques requer das secretarias informações como as providências tomadas para cumprir a determinação judicial sobre a adequação dos leitos de UTI pediátrica e neonatal nos hospitais da rede pública estadual e municipal. O prazo para a prestação das informações é de 30 dias. Leia mais aqui


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...
A solidariedade e a fraternidade sempre estiveram presentes na gestão de Fábio Gentil, haja vista que ...
Rede Brasil News O primeiro emprego é uma experiência crucial na vida de adolescentes e jovens ...
Inaugurada no último final de semana, no município de Fernando Falcão, uma estrada vicinal de 17 ...
O fato aconteceu nesta manhã quando o militar perdeu o controle do seu veículo, bateu em ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.