Do Congresso em Foco

Carlos Ayres BrittoCarlos Ayres Britto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto negou um pedido de liminar apresentado pelo ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo,  José Carlos Gratz (PSL), que requeria a declaração de inconstitucionalidade da Lei do Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). Ayres Britto, que é vice-presidente do Supremo, usou como argumento o fato de que o instrumento usado por Gratz – uma reclamação – não é o apropriado para discussão de constitucionalidade de uma lei. A decisão foi tomada no final da noite de ontem (5).

O caso inicialmente tinha como relatora a ministra Carmen Lúcia. Com a chegada do recesso forense, acabou sendo distribuído para a vice-presidência do STF para conclusão do voto. Segundo Ayres Britto, a reclamação não pode ser usada para questionar se uma lei é válida ou não. “Se a ação direta de inconstitucionalidade visa a defender os comandos constitucionais, porque sai em defesa da integridade normativa da Constituição, a reclamação sai em defesa, não da Constituição, mas do guardião da Constituição”, afirmou o ministro em sua decisão.

José Carlos Gratz José Carlos Gratz

O político capixaba entrou na corte na última quarta-feira (30) com a reclamação. Ele alegava que o texto sancionado em 4 de junho pelo presidente Lula é parcialmente inconstitucional. Para Gratz, nenhum candidato pode ser considerado inelegível antes do julgamento de uma ação condenatória. No pedido de liminar, o ex-deputado requeria tanto a suspensão de todas as consultas que envolvam a lei complementar no TSE quanto a garantia de que ele poderia participar das convenções partidárias e ter aceito o seu registro de candidatura.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O benefício é pago em casos específicos, desde que alguns requisitos sejam cumpridos Uma das principais ...
O atual prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, desponta como favorito para a reeleição ...
Wellington do Curso (Partido NOVO30) se destaca como o único candidato a prefeito de São Luís ...
A Polícia Civil do estado do Maranhão e a Polícia Civil do Distrito Federal, deflagraram, na ...
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), por meio de seu candidato à prefeitura de Codó, Mário ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.