Da Agência Brasil

Qualquer cidadão que goze de direitos políticos pode pedir a inelegibilidade de candidatos registrados às eleições de 2010. O pedido deve ser feito à Justiça Eleitoral até cinco dias após a publicação da lista, por meio de petição fundamentada.

A petição é encaminhada ao Ministério Público, que fica responsável por pedir a impugnação da candidatura caso os argumentos do eleitor estejam corretos. Além do Ministério Público, qualquer candidato, partido ou coligação tem a prerrogativa de pedir a anulação do registro.

Hoje (8) foi o último dia para que os tribunais divulguem listas com todos os postulantes a um cargo eletivo. Um total de 20 mil nomes foram registrados na Justiça Eleitoral.

Outra finalidade da divulgação da lista é permitir que os próprios candidatos verifiquem se foram devidamente registrados. Caso o candidato selecionado em convenção não tenha sido registrado por sua legenda, ele pode entrar diretamente com os documentos na Justiça Eleitoral até o próximo sábado, dia 10 de julho.

As listas de candidatos constam nos diários dos tribunais eleitorais estaduais e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os nomes estão disponíveis na área “Publicações” do site do TSE.

Alguns tribunais não esperaram o prazo final para publicarem suas listas, já que os nomes já podiam ser divulgados desde o dia 5. O Tribunal de Justiça do Acre, por exemplo, relacionou os candidatos do estado ontem (7).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O benefício é pago em casos específicos, desde que alguns requisitos sejam cumpridos Uma das principais ...
O atual prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, desponta como favorito para a reeleição ...
Wellington do Curso (Partido NOVO30) se destaca como o único candidato a prefeito de São Luís ...
A Polícia Civil do estado do Maranhão e a Polícia Civil do Distrito Federal, deflagraram, na ...
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), por meio de seu candidato à prefeitura de Codó, Mário ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.