Ex-secretário de Saúde do EstadoEx-secretário de Saúde do Estado

O CIAP (Centro de Integração de Apoio Profissional) uma Oscip com sede no Paraná, envolvida em desvio de recursos federais, atuou no Maranhão por vários anos.

Foi trazida para fazer parceria com a secretaria de Saúde do Município de São Luís, na gestão do médico Edmundo Gomes. E conseguiu novo contrato quando Gomes dirigiu a Saúde estadual, no governo de Jackson Lago.

O blogue está levantando quando o CIAP faturou nos dois períodos.

Acusado de desviar cerca de R$ 300 milhões em cinco estados, entre eles o Maranhão, o CIAP fazia parceria com o poder público e teria dado propinas fabulosas para alguns gestores do setor de saúde. A PF trabalha com essa linha de investigação.

O contratro com o CIAP foi rescindido quando Ricardo Murad assimu a Saúde estadual. Murad, porém, estimulou a criação de outras Oscips, como a Bem Viver, da região Tocantina, com ligações com o deputado Antônio Pereira, a Ama Vida, além de injetar recursos excessivos nos cofres da Cruz Vermelha local e ICN.
Leitor do blogue informa que os valores dos contratos com outras Oscip`s  são para  custear todas as despesas das unidades de saúde.

E mais: sugere que os valores podem parecer altos, mas são meramente custos operacionais. Esqueceu de informar que recursos são repassados pela secretaria de Saúde para os hospitais, além dos canalizados pelas Oscip, conforme publicações no Diário Oficial do Estado.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.