A Polícia Federal investiga uma suposta operação simulada de comércio exterior que envolve o empresário Fernando Sarney, filho mais velho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), diz reportagem publicada na edição desta sexta-feira (26) do jornal “Folha de S.Paulo”. A suposta operação tinha como objetivo a remessa ilegal de recursos para fora do país.

De acordo com a reportagem, a investigação é um desdobramento da operação Faktor (ex-Boi Barrica), da Polícia Federal, que apura a existência de contas do empresário em outros países. Fernando Sarney e seu advogado não comentaram o assunto.
O suposto esquema irregular de envio de recursos ao exterior simulava uma operação de comércio exterior com empresas brasileiras e chinesas de fachada. Uma empresa brasileira simulava a compra de produtos chineses. O contrato era registrado no Banco Central para o envio de dólares para a conta da empresa exportadora na China, mas a mercadoria nunca era enviada ao Brasil.

A reportagem diz ainda que policiais de São Paulo e fiscais já haviam identificado no ano passado um grupo de 40 empresas que poderiam usar do mesmo artifício para remeter dinheiro ilegalmente para o exterior, num total que pode ter sido superior a US$ 800 milhões entre 2005 e 2008. Com informações do G1.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...
Com sua contribuição você irá garantir que uma mulher tenha acesso à programas de educação, saúde ...
Blog da Sílvia Tereza O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) fez, na sessão desta terça-feira (23), ...
A Prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo (PCdoB) se fez presente e participou de mãos ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.