Até setembro, quando deve ser votado o projeto de lei do deputado federal Flávio Dino, que abre a janela para a infidelidade partidária, Roseana Sarney não terá a maioria dos membros da Assembléia Legislativa do Maranhão.

Porém, não significa que o futuro governo terá dificuldades de toda ordem na Assembléia Legislativa. Os partidos, quando entenderem que as matérias e ações governamentais são em benefício do Maranhão e da sua gente, irão liberar suas bancadas. 

Dos 42 deputados estaduais,  ainda estão com Jackson Lago, que se manterá por mais uns 30 dias no cargo de governador, 26 parlamentares.

Assim que Roseana assumir a cadeira principal dos Palácio dos Leões, apenas um deputado apoiará livremente  o novo governo: Nonato Aragão (PSL).

Por força de determinações partidárias, 24 deputados irão se posicionar contrários ao governo, embora alguns tenham que optar por discursos duros e outros pelo silêncio.

As bancadas do PDT, PSDB e PSB,  composta por 19 parlamentarese, que fazem oposição ao grupo político da senadora Roseana Sarney, irão  permanecer na mesma trincheira.

As outras bancadas, PTC, PPS, PT, PSC e PRTB, formam cinco parlamentares. Portanto, a base de apoio ao futuro governo será formada por 18 membros.

Ocorre, porém, que, por força partidárias, esse número pode aumentar para 22, que significa a maioria simples.  Explico: a direção nacional do PT pode orientar seus dois deputados, Helena Heluy e Valdinar Barros a  apoiar o próximo governo.

O deputado Marcos Caldas (PT do B), que tem litígios políticos com o ex-genro da senadora Roseana Sarney, Carlos Filho, pelo controle da cidade de Brejos, deve compor com o grupo político da senadora.

O indignado deputado Rubens Pereira Júnior, aquele que desejou que um raio caísse na cabeça de Roseana Sarney, já foi alertado pela direção nacional do seu PRTB. Caso não siga as orientações, pode ficar sem legenda para renovar o mandato.

O deputado Penaldo Jorge (PSC) que pretende voltar às suas origens sarneystas, encontrará dificuldades em função das brigas políticas na cidade de Pinheiro. Não creio que Roseana aceite seu retorno, mas em política até boi voa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.