Além de deixar a população de Pedreiras, cidade natal do governador Jackson Lago, e Trizidela do Vale sem água potável há mais de cinco dias, a Caema continua fornecendo o líquido precioso com colifermes fecais para as famílias dos dois municípios, que abrigam mais de 60 mil pessoas.
Há quase um ano, o juiz da Primeira Vara da Fazenda Pública daquela Comarca, Douglas Martins, acatou denúncias oferecidas pelo Ministério Público de que a água não estava sendo tratada.
O juiz, então, expediu liminar obrigando a Caema a implantar o sistema de tratamento da água para evitar danos à saúde dos moradores de Pedreiras e Trizidela do Vale.
Arbitrou ainda a suspensão do pagamento das contas até que o problema fosse solucionado. A Caema acertou um ajuste de conduta com a Comarca, mas revolveu a questão apenas em parte.
A análise da água fora feito pelo Fundação Nacional de Saúde, que constatou alto teor de coliformes fecais no líquido consumido pela população.
O Ministério Público entrou com a ação civil pública para que fosse suspenso o pagamentos das contas e pediu que a questão fosse resolvida no prazo de dez dias.
O então diretor-presidente, Rubem Brito, não cumpriu a determinação judicicial e nem mesmo o atual presidente da Caema, Augusto Telles, acatou a decisão na íntegra.
Além de ingerir a água com a presença de coliformes fecais (merda), a população das duas cidades não conta há seis dias com o líquido precioso em suas torneiras.
Como a Caema não fez o devido tratamento da água, os moradores permanecem sem pagar as contas. Sofre a população porque corre sérios riscos à sua saúde e a Caema perde com a redução do faturamento, o que bem demonstra o despreparo e a falta de sensibilidade dos dirigentes do órgão.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.