Está em curso uma operação pela Polícia Federal denominada de Harpia. Depois de passar pelo Piauí, onde prendeu preventivamente o ex-prefeito da cidade de Cocal, José Maria Monção, por desvio de recursos do Fundeb, a Harpia pode chegar ao Maranhão.

Só entre os dias 20 a 30 de dezembro, prefeitos que não se reelegeram e outros que deixavam o mandado impedidos de concorrer, rasparam dos cofres públicos mais de R$ 20 milhões. Na maioria, o recurso era do Fundeb.

Em cerca de 12 municípios os professores ficaram sem receber o décimo terceiro salário e os meses de novembro e dezembro. Os prefeitos sacaram todo o dinheiro na boca do caixa, com o aval do gerente das agência do Banco do Brasil. Parece dobradinha.

Em Urbano Santos, dois dias antes de entregar o cargo, o prefeito Aldenir Santana sacou mais de R$ 1,2 milhão dos recursos do Fundeb, SUS e FPM. Boa parte era do Fundeb. O mesmo fato aconteceu na cidade de Lago da Pedra e Rosário.

O jornal O Estado do Maranhão, edição deste domingo, traz matéria em que os deputados federais Gastão Vieira e Pedro Fernandes defendem a criação de medidas para evitar os saques dos recursos das prefeituras na boca do caixa. A cobrança é ótima e oportuna, mas é preciso muito mais. Os gatunos que roubaram o erário não pode ficar impunes, milionários e torrando em farras pessoais o dinheiro da Educação e da Saúde. São verbas volumosas. O cego Ministério Público deveria atuar no caso.

Como o MP tem feito vistas grossas, sugiro aos deputados estaduais para que instalem uma CPI para apurar o dinheiro desviado, com a possibilidade da Justiça fazer retornar aos cofres públicos a cifra surrupiada. Assim como eu, muitos não acreditarão que um deputado seja capaz de ferir os interesses de seus prefeitos, que, na maioria das vezes, coincidem com os seus.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.