Convenhamos, a população de São Luís tem reagido com apatia às manifestações em defesa da permanência do mandato do governador Jackson Lago. Antes, os bairros periféricos e a classe média se movimentavam contra qualquer tentativa de tomar das esquerdas aquilo que foi conquistado com muita luta. Jackson Lago e seu grupo político, antes, representavam as esquerdas. Hoje, diferentemente, ele e o grupo são governo, situação. Estão no poder estadual e municipal, desde a metade do governo do seu aliado José Reinaldo Tavares. Daí a indiferença da população.

Não custa nada recordar o desastroso governo de Fernando Collor de Melo. Quando estava em queda livre, o então presidente  apelou para a nação brasileira. Pediu aos homens e mulheres que usassem roupas amarelas para protestar contra o impeachemnt . O que se olhou no dia seguinte foi a população usando preto, dizendo não aos apelos de Collor. Aqui, é bom que fique claro, não vai nenhuma comparação com a história de vida e política do cidadão Jackson Lago.

Mais recentemente, o presidente Lula, com a aprovação do seu governo nas alturas, andou por diversas capitais brasileiras e em algumas cidades importantes pedindo votos para seus candidatos a prefeito. Não elegeu 20% dos seus preferidos. Lula é governo. É situação.

Agora é a vez de Jackson Lago apelar ao povo para que se manifeste contra a provável cassação de seu mandato. A maioria dos veículos de comunicação maranhense está na mesma luta. A classe política, na sua maioria, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores, engrossou o movimento. O Vice-governador, ontem, em Imperatriz, apelou para que o povo saia às ruas, que os comerciantes fechem seus estabelecimentos, no dia do julgamento.

O que se tem observado, até agora, é a apatia do povo. Aqui mesmo em São Luís os movimentos populares estão parados. Só o MST, em pequena parcela, continua em frente ao Palácio dos Leões. Na capital, o governador não goza mais da simpatia da população, como se tem comprovado. Então, não há como sensibilizar o povo quando as condições se apresentam adversas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...
São Luís/MA - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 18/04, a Operação Hygeia, com ...
A Prefeitura de Santa Rita por meio da Secretaria de Agricultura, garante o pagamento do Garantia ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.