Governador desembarca em São Luís hoje a noite, mas dispensou manifestações

Brasília
Cássio Euller
Correspondente do Blog de Luis Cardoso

Iniciou hoje pela manhã em Brasília, o processo de cristianização de Jackson Lago, que provavelmente terá o seu diploma de governador do Maranhão cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral no inicio do próximo ano.

E não teve data melhor e nem lugar mais apropriado que não fosse durante o ato oficial realizado pela Câmara dos Deputados, que lembra a passagem dos 40 anos do famigerado Ato Institucional número 5 (AI-5).

Só para lembrar, o Ato Institucional Número Cinco foi o quinto de uma série de decretos emitidos pelo regime militar nos anos seguintes ao Golpe de 1964 no Brasil. Redigido pelo Presidente Artur da Costa e Silva, em 13 de dezembro de 1968, veio em represália à decisão da Câmara que se negara a conceder licença para que o deputado Márcio Moreira Alves fosse processado por um discurso pedindo ao povo brasileiro que boicotasse as festividades do dia 7 de setembro.

Foi nesse ambiente de repulsa de uma época negra da vida brasileira realizado hoje pela Camara, que Lago aproveitou para oficialiazar o exercício da sua via sacra, que certamente se estenderá até as eleições de 2010. Durante o ato na Câmara, o governador ganhou alguns aliados de peso para fazer coro contra o que chama de “armação de um golpe contra a democracia cujo objetivo é a reintegração de posse de um feudo político comandado há 40 anos pelos Sarney”.

A carta de Jackson lida durante a sessão pelo deputado Roberto Rocha (PSDB) fez com que o arquiteto Oscar Niemeyer, assinasse um manifesto passado de mão em mão contra a cassação do governador maranhense. “Ele fez uma conclamação a todos os brasileiros que acreditam na democracia para que se unam na luta pela defesa e respeito do voto e da vontade soberana dos maranhenses”, disse o velho construtor de Brasília.

A peregrinação jackista na capital da República pode-se se dizer que rendeu a blindagem do seu mandato por todo esse resto de ano e inicio do outro. De jantar a jantar, o governador fala com petistas a tucanos pedindo apoio. Na Casa do Ceará, na 910 Norte , Jackson foi levado por Sebastião Madeira (PSDB) para uma noitada de robustos tucanos que homenageavam o ex-deputado cearense Ubiratã Aguiar, urgido um dia antes como novo presidente do Tribunal de Contas da União. O ex-lider Jutahy Magalhões Junior prometeu colocar o partido em defesa do governador maranhense, embora o atual lider dos tucanos na Camara, Jose Anibal (SP), tenha recomendado uma posição do PSDB nacional mais em cima do muro em relação as questões localizadas.

O fato é que Jackson Lago tenta de todas as formas criar um ambiente no Maranhão nos mesmo moldes que foi criado em 2002 no Piauí. Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, governador do Estado teve o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por crime eleitoral em 2001.

O então senador Hugo Napoleão (PFL) assumiu o governo do Estado. Na época, Napoleão entrou com uma representação contra Mão Santa, que deu origem ao processo que levou a cassação do mandato. A partir daí, o governador cassado cristianizou-se. No poder, Hugo foi fragorosamente derrotado pelo o deputado federal do PT Wellington Dias. Mão Santa foi o senador mais votado no estado em 2002. Hugo Napoleão, que já foi à maior liderança do Piauí nos áureos tempos do PFL, hoje está no ostracismo da política, após uma rápida passagem pelo Palácio de Karnak.

Essa historia foi contada em versos e prosas nestes dois últimos dias por muitos aliados de Lago. Por outro lado, toda essa movimentação esta sendo acompanhada no para a passo pela base sarneista em Brasília. Sarney soube que o ministro Tarso Gero meteu o dedo em sua seara. O velho cacique não fala nada. No final desta tarde estava ele no plenário do Senado em conversa miúda com o senador Pedro Simon (PMDB-RG). Alguma coisa contra Genro ou contra o desejo de Lula no que diz respeito à próxima presidência da Casa?

Já na raia pequena teve o contraditório. Na quarta-feira, o deputado Gastão Viera (PMDB) foi à tribuna para denunciar a anunciada presença do porra-louca Bruno Maranhão, chefe do Movimento de Libertação dos Sem Terra, grupo dissidente do MST, para organizar um bardenaço em São Luis, informação antecipada pelo blog do Luis Cardoso. Zequinha Sarney (PV) também discursou seguido por Pedro Fernandes (PTB) .

Apesar da torcida organizada dos Sarney para que o TSE casse o diploma de Jackson no inicio do próximo ano, no entanto, a grande pergunta entre todos é quem disputaria pelo grupo numa possível eleição convocada pelo TRE para um curto mandato de apenas 20 meses. Os de musculaturas políticas mais arrojadas como Roseana e Lobão não desejam enfiar os pés nesse pântano.

A filha de Sarney já deixou claro que irá aproveitar o próximo ano para se submeter a uma cirurgia na cabeça. Já o ministro Lobão dar sinais de que prefere continuar a frente do Ministério de Minas e Energia para ajudar na implantação da refinaria que vai gerar renda e empregos em no Maranhão. A coisa vai, ao que parece, sobrar para João Alberto, Sarney Filho, Gastão Viera ou Mauro Fecury. Resta saber qual deles está disposto a ser o Hugo Napoleão do Maranhão.

A imprensa nem deu bolas

Se por um lado o governador Jacson Lago se esforça para tentar sobreviver politicamente a uma situação próxima a um quadro irreversível de perda de mandato, no entanto alguns de seus próceres se engalfinham em erros. A reunião “pró-jackson” organizada pelo deputado Domingos Dutra (PT), ocorrida no plenário 16 da Câmara, na ultima terça-feira, não atingiu o objetivo que todos esperavam.

A imprensa nem deu bolas I

Bem que Karina Duailibe, assessora do deputado Julião Amim (PDT), se esforçou ao máximo na mobilização da imprensa nacional, sem, no entanto, conseguir qualquer êxito. Esteve pessoalmente no comitê de imprensa das duas Casas na tentativa de convencer jornalistas a se interessar pelo fato. Ninguém se interessou.

A imprensa nem deu bolas II

No dia seguinte, o deputado Julião Amim optou pela presença urgente em Brasília do secretario de Comunicação do governo, Zeca Pinheiro. A idéia era a de contratar um veiculo de comunicação nacional para fazer uma matéria sobre o que eles chamam de golpe da família Sarney para tomar o mandato do atual governador. Coube ao próprio Pinheiro fazer o tal entendimento.

A imprensa nem deu bolas III

O articulista político Cláudio Humberto, que faz um programa na Band News e uma participação no rádio do mesmo grupo, e tem uma das colunas políticas mais lidas do país, chegou a ser consultado. Humberto se dispôs a fazer uma entrevista com o governador, desde que fosse ao vivo. Jackson não topou. Um dos mais conceituados colunista do país poderia perguntar sobre o seu envolvimento caso da operação navalha. Então era melhor deixar quieto.

Jackson retorna de Brasília

O governador Jacson Lago segue daqui a pouco para São Luis no vôo da TAM. Chega às 23 horas. Deixou claro aos seus principais assessores que não quer nada de movimento na sua chegada ao aeroporto. Aderson Lago reservou a cadeira do lado para mostrar novos métodos para sensibilizar a população e aproveitar para pedir ao governador e exclusão de pessoas que atrapalham a administração estadual, incluindo alguns pedetistas históricos.

Advogados na ilha

Dois advogados chegam a São Luis junto com o governador. No sábado, o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, contratado pelo chamado campo majoritário do PT, liderado por José Dirceu, também vai desembarcar na ilha. Segundo fui informado, ele será hospede especial na Casa de São Marcos, mas retornará domingo a Brasília junto com Julião Amim.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.